Arqueólogos desenterram túmulos na China que podem pertencer a membros de dinastias reais (FOTO)
01:23 14.11.2021 (atualizado: 06:20 14.11.2021)
© Foto / Pixabay / Richard McallPorcelana chinesa (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / Richard Mcall
Nos siga no
Um conjunto de túmulos foi descoberto na província de Zhejiang, na China, e poderia ter pertencido a um reino antigo conhecido como "Gumie", informaram os arqueólogos.
O complexo tumular, datado da dinastia Zhou Ocidental (1046-771 a.C.), está localizado na cidade de Quzhou, no distrito de Qujiang. Até agora, seis dos dez túmulos já foram desenterrados, de acordo com o jornal Xinhua.
Várias relíquias foram descobertas em quatro túmulos, incluindo bens requintados de jade, porcelana, bronze, e até carruagens de bronze.
"Um estudo e análise arqueológicos dos artefatos escavados, indicou que as tumbas foram construídas há cerca de três mil anos, desde o início da dinastia Zhou Ocidental até a dinastia Zhou do Meio Oeste", explicou Zhang Sen, funcionário do Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia, citado na matéria.
大盂鼎
— @Shuhuachiang (@shuhuachiang) November 11, 2021
大盂鼎是中華人民共和國國家一級文物,在清道光初年出土於陝西省岐山縣,岐山是古代周朝的發源地。大盂鼎鑄造於周康王二十三年https://t.co/4ChIzvdYDh#求真百科 #大盂鼎 #饕餮紋 pic.twitter.com/McC2bGGAX9
Segundo os arqueólogos, julgando pelo estilo de construção e sua escala, os túmulos pertencem, provavelmente, a entidades reais, e poderiam ser do governante do antigo reino "Gumie", cujo território se estendia, principalmente, por Zhejiang moderna.
"As descobertas são de grande importância para os estudos da Herança Jade, a origem da porcelana, e o desenvolvimento do sistema funerário", disse Wang Wei, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, citado pelo portal.
Contudo, Yang Jianwu, diretor do Departamento de Relíquias Culturais da província, disse que ainda há muitos mistérios em torno dos túmulos a serem resolvidos.