Prédio é descoberto em Israel e seria evidência de batalha ocorrida há 2.100 anos (FOTOS)
15:14 16.11.2021 (atualizado: 11:33 21.11.2021)
© Foto / Pixabay / Yancey CurtisMonastério em Israel
© Foto / Pixabay / Yancey Curtis
Nos siga no
De acordo com arqueólogos, edifício encontrado durante escavações seria a prova de que uma batalha ocorreu entre hasmoneus e selêucidas gregos por volta de 112 a.C.
Nesta terça-feira (16), a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou que encontrou na estrutura de um edifício escavado armas, vigas de madeira queimadas, dezenas de moedas e uma estrutura helenística na floresta de Laquis, segundo o The Times of Israel.
Hellenistic Fort Destroyed by the Hasmoneans Uncovered in Lachish Forest - @JewishPress - https://t.co/GTcZCJR0t1 pic.twitter.com/TeIdW7pUXE
— JewishPress.com (@JewishPress) November 16, 2021
Forte helenístico destruído pelos hasmoneus descoberto na floresta de Laquis.
O órgão informou que a estrutura e os achados são a evidência de uma batalha entre os hasmoneus e os selêucidas gregos há cerca de 2.100 anos. As escavações revelaram um edifício de 15 metros por 15, que foi projetado como uma unidade bem fortificada por volta de 112 a.C.
"[…] Parece que descobrimos um edifício que fazia parte de uma linha fortificada erguida pelos comandantes do Exército helenístico para proteger a grande cidade de Maresha de uma ofensiva hasmoneu", disse o órgão em comunicado citado pela mídia.
Adicionalmente, os arqueólogos afirmam também que "as descobertas de agora mostram que as defesas selêucidas não tiveram sucesso, o prédio escavado foi gravemente queimado e devastado pelos hasmoneus".
O edifício está localizado no topo de uma colina que na época dava vista para a antiga estrada principal, a qual corria ao longo do leito do riacho Nahal Lachish e teria servido como uma artéria conectando a área central à planície costeira.
As paredes da estrutura tinham mais de três metros de espessura e eram construídas com grandes pedras dispostas em declive na parte externa, para evitar escaladas.
Hellenistic fortified structure destroyed by Hasmoneans uncovered in archaeologycal excavations in Lachish Forest, Shephelah, #Judea. #HolyLand. Scoperta dagli archeologi fortezza ellenistica distrutta dagli Asmonei, nella foresta di Lachis, nella Shefela, in #Giudea. #TerraSanta pic.twitter.com/KwoNap5Znm
— Francesco Giosuè Voltaggio (@francescogiosue) November 16, 2021
Estrutura helenística fortificada destruída por Hasmoneus descoberta em escavações arqueológicas na Floresta de Laquis, Shephelah
Lá dentro, havia sete quartos e uma escada que levava a um segundo andar, que não foi preservado. Os arqueólogos estimaram que o edifício teria cerca de cinco metros de altura.
Depois de retirarem uma série de pedras do local, centenas de achados vieram à superfície como cerâmicas, estilingues, armas de ferro, vigas de madeira queimadas e dezenas de moedas datadas do final do século II a.C..
"Com base nos achados e nas moedas, a destruição do prédio pode ser atribuída à conquista da região de Iduméia pelo líder hasmoneu John Hyrcanus por volta de 112 a.C.", disseram os arqueólogos.