DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Encontrada no Peru múmia 'coberta de cordas' em perfeito estado (FOTO)

© Foto / UNMSM Múmia encontrada no complexo arqueológico de Cajamarquilla pela equipe de arqueólogos da Universidade de San Marcos, Lima
Múmia encontrada no complexo arqueológico de Cajamarquilla pela equipe de arqueólogos da Universidade de San Marcos, Lima - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2021
Nos siga no
A múmia, embora descoberta com padrão de sepultamento da região do alto andino, foi encontrada na costa da capital Lima, o que segundo os pesquisadores, comprovaria a convivência entre os dois povos, costeiro e serrano, no período pré-hispânico.
No último fim de semana, uma equipe de arqueólogos da Universidade de San Marcos de Lima encontrou no complexo arqueológico de Cajamarquilla, localizado a leste da capital, uma múmia em perfeitas condições.
Os restos mortais pertencem a um homem e datam da época pré-incaica, detalha a instituição em comunicado.
Encontrada no interior de uma câmara funerária subterrânea (de forma ovalada) em posição fetal, com as mãos sobre o rosto e "coberta por cordas", a múmia foi sepultada com o padrão próprio da região alta andina, o que comprovaria que neste assentamento – um dos mais importantes da costa de Lima –, durante o período pré-hispânico tardio costeiro e serrano, teria coincidido o intercâmbio comercial entre os habitantes de ambas as zonas, afirmam os cientistas.
Nemrut Dag – o monte localizado a 100 km da cidade de Adiyaman, Turquia. Lá, a 2.150 metros acima do nível do mar, encontram-se ruínas do túmulo do rei Antíoco I - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2021
Ciência e sociedade
Arqueólogos encontram ruínas de escola muçulmana do século XII na Turquia (FOTO)
"O significado deste complexo arqueológico reside na sua localização estratégica, como controle e meio de interação das relações inter-regionais", explica o comunicado.
A múmia foi encontrada durante escavações dirigidas pela arqueóloga formada pela Universidade de San Marco, Yomira Silvia Huamán Santillán, e pelo professor da mesma universidade, Pieter Van Dalen Luna, e contou com a participação de alunos de vários centros educacionais peruanos.
O minucioso estudo da múmia vai contribuir de forma mais contundente para aprofundar o conhecimento sobre as práticas culturais desenvolvidas no período pré-hispânico tardio em Cajamarquilla.
Segundo os pesquisadores, vai ser possível extrair mais informações sobre "suas interações com outros lugares do vale do Rímac [um dos três vales que cortam Lima], as estratégias produtivas que possuía, bem como a situação hierárquica no momento da chegada dos incas e da anexação deste território ao [Império] Tawantinsuyo".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала