Mosaico romano de 1.500 anos encontrado no Reino Unido retrata obra de Homero (FOTOS)
© Foto / National Trust / Barry BatchelorUm detalhe do mosaico do século V
© Foto / National Trust / Barry Batchelor
Nos siga no
Um mosaico romano de 1.500 anos retratando a "Ilíada" de Homero, encontrado em uma fazenda, foi descrito por especialistas como a descoberta romana "mais emocionante" no Reino Unido nos últimos 100 anos.
O mosaico é o primeiro exemplar deste tipo conhecido no Reino Unido e foi descoberto em uma propriedade privada do condado de Rutland.
De acordo com o tabloide Daily Mail, o mosaico foi encontrado pelo filho do proprietário do local, Brian Naylor, durante o lockdown em 2020.
Após a descoberta, o mosaico foi examinado por especialistas da Universidade de Leicester e, recentemente, foram revelados os resultados da escavação, indicando a importância da descoberta.
A Roman mosaic has been uncovered beneath a farmer's field in Rutland. The artwork depicts a battle from the Trojan War. It's thought to have been part of a dining room in the 3rd or 4th century. The site's now been officially protected. #HeartNews
— Heart News East (@HeartNewsEast) November 25, 2021
📷 @HistoricEngland pic.twitter.com/RSJb1r3jdc
Um mosaico romano foi descoberto debaixo do campo de uma fazenda em Rutland. A obra de arte retrata uma batalha da Guerra de Troia. Acredita-se ter sido parte de uma sala de jantar no século III ou IV. A área agora está oficialmente protegida.
O mosaico, que mede aproximadamente 9,5 m por 6,5 m, é o primeiro no Reino Unido e um dos poucos no mundo a retratar a história do antigo poeta grego Homero sobre o herói Aquiles e sua batalha com Heitor, no final da Guerra de Tróia.
Além do mosaico, também foram encontrados restos humanos no local, que seria o lar de uma pessoa da elite, com conhecimento de literatura clássica.
"É alguém com conhecimento dos clássicos, que tinha dinheiro para adquirir uma peça com tantos detalhes. Esta é a primeira representação dessas histórias a ser encontrada no Reino Unido", afirmou John Thomas, da Universidade de Leicester.
Os mosaicos geralmente retratam figuras da história e mitologia, mas este é o único a retratar o trabalho clássico de Homero.