Trabalhador da saúde segura seringa em ponto de vacinação contra a COVID-19 em loja de departamentos GUM de Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Propagação e combate à COVID-19
Informações atuais sobre a dissimilação de coronavírus no Brasil e no mundo. Fique por dentro das principais notícias sobre o tema.

Rússia desenvolve nova versão da Sputnik V contra a variante Ômicron do SARS-CoV-2

© REUTERS / Shamil ZhumatovEspecialista segura um frasco da vacina Sputnik V contra o coronavírus em Moscou, na Rússia, em 18 de janeiro de 2021
Especialista segura um frasco da vacina Sputnik V contra o coronavírus em Moscou, na Rússia, em 18 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2021
Nos siga no
Uma nova versão da vacina Sputnik V contra a COVID-19, direcionada à variante Ômicron do SARS-CoV-2, está em desenvolvimento, informou o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo), nesta segunda-feira (29).
O RFPI lembrou que as vacinas Sputnik V e Sputnik Light "provaram ser altamente eficazes contra todas as variantes do SARC-CoV-2 conhecidas até o momento".
No entanto, reforçou que "o Centro Gamaleya [Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya], com base em protocolos existentes de desenvolvimento imediato de versões de vacinas para variantes preocupantes, já começou a desenvolver a nova versão da vacina Sputnik V adaptada para a Ômicron".
Imagem ilustrativa sobre a pandemia de COVID-19 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2021
Propagação e combate à COVID-19
Preocupação e brincadeiras: nova variante Ômicron da COVID-19 rende memes nas redes sociais
Mesmo assim, o fabricante acredita que a Sputnik V e a Sputnik Light serão capazes de neutralizar a Ômicron, pois elas "têm a maior eficácia contra outras mutações", segundo o Fundo.

"Em um caso improvável de tal modificação ser necessária, a nova versão da Sputnik V contra a Ômicron pode estar pronta para produção em grande escala em 45 dias. Várias centenas de milhões de reforços da Sputnik V podem ser fornecidas aos mercados internacionais já em 20 de fevereiro de 2022, com mais de 3 bilhões de doses disponíveis", disse o CEO do RFPI, Kirill Dmitriev.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) rotulou a variante Ômicron, identificada pela primeira vez na África do Sul, como preocupante.
A nova cepa carrega 32 mutações, o que possivelmente a torna mais transmissível e perigosa. Casos da nova variante já foram confirmados em vários países, incluindo Israel, Alemanha, Itália, Espanha e República Tcheca.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала