Fóssil de nova espécie de dinossauro é descoberto nos Estados Unidos (FOTOS)
01:16 30.11.2021 (atualizado: 09:30 30.11.2021)
© Foto / ID 7854Fóssil (imagem de referência)
© Foto / ID 7854
Nos siga no
Uma nova espécie de dinossauro foi encontrada no estado do Missouri, nos Estados Unidos, uma região onde, segundo especialistas, não é comum encontrar dinossauros. O improvável achado é considerado de grande importância para a comunidade de paleontologia.
O fóssil descoberto pelo paleontólogo Guy Darrough é de um exemplar jovem. Em entrevista concedida à rede de televisão KTVI, o especialista e professor comemorou a descoberta do Parrosaurus missouriensis, nome dado à espécie:
"Não consigo pensar em nada mais impressionante do que essa descoberta que fizemos aqui. Uma nova espécie, essa é uma descoberta com importância mundial! E nós agora sabemos que o Tiranossauro Rex também vivia nessa região, nós encontramos um dente em meio aos esqueletos, o que indica que o Tiranossauro se alimentava dessa nova espécie."
Os pesquisadores acreditam que o dinossauro encontrado no Missouri teria cerca de 8 metros de comprimento. Um espécime adulto poderia ter mais de 10 metros e pesar 4 toneladas. A ponto de comparação, um Tiranossauro chegava aos 13 metros de comprimento. O Parrosaurus missouriensis também tinha uma dentição única, com cerca de 1.000 pequenos dentes.
#FossilFriday and #fieldwork combo from our dig at the Chronister site two weeks ago. Successfully got a 1.5 ton jacket with Parrosaurus body out of the pit despite some flooding. @AkikoS9 @EricGorscak @preMaxLondon, Minyoung Son, Tony Bellos & Jim Holstein pic.twitter.com/mUyFaGWva8
— Peter Makovicky (@PeteMakovicky) October 29, 2021
Combo de "sexta-feira com fóssil" com "trabalho de campo" de nossa escavação no site Chronister há duas semanas. Conseguimos retirar uma peça de 1,5 tonelada com o corpo de um Parrosaurus, mesmo com chuva e inundações.
O dinossauro norte-americano faz parte do grupo de dinossauros bico-de-pato, o apelido vem justamente do formato da cabeça do animal, que terminava em um bico semelhante aos dos patos. Espécies desse tipo eram herbívoras, e acredita-se que viviam em grandes colônias.
O estado norte-americano do Missouri pode não ser uma área famosa pela paleontologia, mas a região onde foi feita essa recente descoberta continua chamando a atenção dos especialistas. A primeira vez que fósseis foram encontrados na área foi em 1942, quando a família dona do terreno tentava furar um poço. Os fósseis foram enviados para o museu Smithsonian, na cidade de Washington, mas as escavações pararam até 1979, quando a propriedade foi adquirida especificamente para tal fim.
A localização exata das descobertas ainda não foi divulgada por medida de segurança, e os cientistas seguem escavando em busca de outros dinossauros.