Aldeias afundando em cinza e lama: vulcão Semeru continua em erupção após deixar mais de 20 mortos
Nos siga no
O vulcão Semeru, na ilha de Java, Indonésia, voltou a entrar em atividade, deixando um rastro de destruição em seu torno.
O vulcão Semeru indonésio entrou novamente em erupção na segunda-feira (6), continuando o ciclo de constante liberação de cinzas que começou em 1967.
Aldeias circundantes foram fortemente afetadas pela cinza, com casas danificadas ou destruídas pela catástrofe natural. Pessoas e gado foram evacuados, mas muitos não resistiram.
22 pessoas foram relatadas como mortas devido à erupção, 89 sofreram queimaduras, e mais 27 estão desaparecidas. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia avisa que a atividade sísmica deve continuar.
© AFP 2023 / Escritório de Gestão de Desastres Nacional da Indonésia / HandoutVulcão Semeru espalhando cinza durante erupção vista do distrito de Lumajang, Indonésia, 4 de dezembro de 2021.

1/12
© AFP 2023 / Escritório de Gestão de Desastres Nacional da Indonésia / Handout
Vulcão Semeru espalhando cinza durante erupção vista do distrito de Lumajang, Indonésia, 4 de dezembro de 2021.
© AFP 2023 / Juni KriswantoPessoal de resgate remove morador de área coberta por cinza na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.

2/12
© AFP 2023 / Juni Kriswanto
Pessoal de resgate remove morador de área coberta por cinza na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© REUTERS / Willy KurniawanCasas danificadas cobertas por cinza vulcânica na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.

Casas danificadas cobertas por cinza vulcânica na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© AP Photo / TrisnadiMulher chora após ter sua casa destruída em resultado da erupção do vulcão Semeei, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.

4/12
© AP Photo / Trisnadi
Mulher chora após ter sua casa destruída em resultado da erupção do vulcão Semeei, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutMoradores perto de casa coberta por cinza vulcânica no assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.

Moradores perto de casa coberta por cinza vulcânica no assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutMorador carrega cama durante evacuação do assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão.

Morador carrega cama durante evacuação do assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão.
© REUTERS / Ari Bowo Sucipto / Antara Foto / HandoutPonte quebrada por erupção do vulcão Semeru, vista desde a aldeia de Candipuro, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.

Ponte quebrada por erupção do vulcão Semeru, vista desde a aldeia de Candipuro, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutAldeão segura vaca morta por cinza do vulcão Semeru no assentamento de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.

Aldeão segura vaca morta por cinza do vulcão Semeru no assentamento de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
© AP Photo / TrisnadiHomem inspeciona caminhão enterrado em cinza no distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.

9/12
© AP Photo / Trisnadi
Homem inspeciona caminhão enterrado em cinza no distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutMoradores retiram gado de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão

Moradores retiram gado de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão
© REUTERS / Antara Foto / HandoutCasas danificadas pela erupção do vulcão Semeru em Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.

Casas danificadas pela erupção do vulcão Semeru em Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.
© REUTERS / Antara Foto / HandoutMorador em área afetada pela erupção do vulcão Semeru na aldeia de Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.

Morador em área afetada pela erupção do vulcão Semeru na aldeia de Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.