Ante encontro de Putin e Modi, Rússia e Índia assinam acordo de cooperação militar até 2030
08:52 06.12.2021 (atualizado: 08:53 06.12.2021)
Nos siga no
O acordo não só oficializa a parceria entre as duas forças armadas, como também o fornecimento e desenvolvimento de armas e equipamento militar. A assinatura do acordo foi feita pelos ministros da Defesa dos dois países, o russo Sergei Shoigu e o indiano Rajnath Singh.
As duas nações já se comprometeram a implementar vários projetos bilaterais, como o sistema de mísseis BrahMos, um novo caça de quinta geração, a fabricação sob licença do caça Su-30 e do tanque de guerra T-90.
Had a productive, fruitful and substantial bilateral discussions on defence cooperation with the Russian Defence Minister, General Sergey Shoigu in New Delhi today. India values its special and privileged strategic partnership with Russia. pic.twitter.com/9WNBx6m7ok
— Rajnath Singh (@rajnathsingh) December 6, 2021
Tive uma discussão bilateral produtiva, frutífera e substancial sobre cooperação em defesa com o ministro da Defesa russo, general Sergei Shoigu, em Nova Deli hoje (6). A Índia valoriza sua parceria estratégica especial e privilegiada com a Rússia.
Os dois ministros se encontraram em Nova Deli, na 21ª Cúpula Anual Índia-Rússia, onde também estão o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
Rajnath Singh também comentou no Twitter que a "Índia agradece profundamente o forte apoio da Rússia à Índia. Esperamos que essa cooperação traga paz, prosperidade e estabilidade para toda a região".
"A Rússia tem uma filosofia e prioridades em política internacional semelhantes às da Índia, nosso parceiro estratégico particularmente privilegiado. Nós temos a intenção de criar uma cooperação bilateral verdadeiramente multifacetada. Nós consideramos a Índia como um centro independente e forte do mundo multipolar", comentou Vladimir Putin na quarta-feira (1º).
Índia e Rússia também estiveram no noticiário na última sexta-feira (3), quando o governo indiano reiterou a chegada, ainda neste mês, de mísseis comprados da Rússia.