- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Diretor da Capes deixa chefia de avaliação e agrava crise no MEC

© Foto / Tânia Rêgo/Agência BrasilCandidatos chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Tijuca, zona norte do Rio (foto de arquivo)
Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Tijuca, zona norte do Rio (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2021
Nos siga no
Depois da debandada de mais de cem pesquisadores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sofreu uma nova baixa no alto escalão de sua estrutura.
O diretor de avaliação da Capes, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, deixou a fundação nesta quarta-feira (15). A informação foi confirmada pela própria Capes, por meio de nota.
Camargo esteve à frente da Diretoria de Avaliação desde setembro de 2020. A área é responsável pelo processo de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado, que entrou no centro de uma polêmica ainda sem solução.
No momento, a avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil está paralisada por uma liminar na Justiça. Cientistas da Capes reclamam da demora da presidência para recorrer da decisão.
Esse foi um dos motivos que levou às renúncias de dezenas de pesquisadores, nas áreas de matemática, engenharia, física e química.
A presidente da entidade, Cláudia Queda de Toledo, é alvo de críticas por pesquisadores que dizem não ver empenho para a retomada da avaliação dos cursos de pós.
Além disso, ela é acusada pelos seus pares de promover uma corrida para autorizar novos cursos à distância, o que atenderia, principalmente, a iniciativa privada.
Com a demissão, aprofunda-se a crise na fundação responsável pelo fomento à pós-graduação no Brasil, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Segundo publicação do Estado de São Paulo, a Capes manifestou "seu agradecimento pelo trabalho e pela dedicação de Flávio Camargo".
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante coletiva de imprensa para apresentar os resultados do IDEB, na sede do INEP, em Brasília, 15 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2021
Notícias do Brasil
Brasil: 52 pesquisadores da Capes anunciam renúncia coletiva
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала