- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Datafolha: Lula tem 48% e venceria no 1º turno; Bolsonaro fica com 22% e Moro com 9%

© AP Photo / Natacha PisarenkoO ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sorri em evento de comemoração do 38º aniversário da volta à democracia na Argentina, no dia 10 de dezembro de 2021, em Buenos Aires
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sorri em evento de comemoração do 38º aniversário da volta à democracia na Argentina, no dia 10 de dezembro de 2021, em Buenos Aires - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2021
Nos siga no
Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (16), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a corrida presidencial para as eleições de 2022.
De acordo com o levantamento - publicado pela Folha de S.Paulo -, se o pleito fosse hoje, Lula teria 48% dos votos e venceria a disputa já no 1º turno. Isso porque ele teria mais votos que a soma de todos os seus concorrentes.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), é o segundo colocado na pesquisa, com 22% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 9%, Ciro Gomes (PDT), com 7%, e João Doria (PSDB), com 4%
Optaram por responder "branco, nulo ou nenhum" 8% dos entrevistados. Outros 2% disseram que não sabem em quem votariam.
Governador de São Paulo, João Doria entrega a medalha Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz, ao então ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro. A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado, na capital - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2021
Notícias do Brasil
'Essa história de 3ª via foi um conto de fadas', diz professor da UFRJ sobre cenário político
Em um segundo cenário, em que acrescenta outros candidatos, o resultado pouco se altera. Nele, Lula é o primeiro, com 47%, Bolsonaro tem 21% e Moro é o terceiro com 9%.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, João Doria (PSDB) tem 3% e Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) chegam a 1%. Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Avila (Novo) e Aldo Rebelo (sem partido) não pontuaram.
Assim como no primeiro cenário, 8% responderam "branco, nulo ou nenhum" e 2% afirmaram que não sabem em quem votariam.
O Datafolha ouviu 3.666 pessoas entre os dias 13 e 16 de dezembro, em 191 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала