EUA implantam permanentemente caças F-35 na Europa em resposta ao 'ressurgimento' da Rússia (VÍDEO)
© AFP 2023 / Vincent JanninkCaça de quinta geração F-35 da Força Aérea Real dos Países Baixos treina sobre alvos na Linha Vliehors, local de treinamento da OTAN em Vlieland, Países Baixos
© AFP 2023 / Vincent Jannink
Nos siga no
Mais de 730 caças F-35 foram construídos até hoje, com o programa atingindo um custo estimado em mais de US$ 1,7 trilhão (R$ 9,6 trilhões).
Na quarta-feira (15), os primeiros caças F-35 da Força Aérea dos EUA a serem permanentemente estacionados no exterior chegaram ao Reino Unido. Um grupo de quatro aparelhos F-35A pousou em seu novo lar, a Base da Força Aérea Real em Lakenheath, no sudeste do país.
O grupo de quatro aeronaves deverá ser complementado por mais 20 nos próximos meses e anos.
Os novos F-35 farão parte do 495º Esquadrão de Caças da RAF em Lakenheath, uma unidade da era da Guerra Fria que foi desativada em 1991 e reativada em outubro de 2021. O esquadrão integra a 48ª Ala de Caças da base.
"Nossas forças de coalizão treinam e lutam nos teatros mais dinâmicos, exigindo as plataformas mais avançadas. Os Valkyries [apelido dos F-35A] estão liderando nossa integração dos F-35 na Europa. Percorremos um longo caminho e agora estamos estendendo nosso alcance como força de coalizão e vamos realizar isso juntos", afirmou o general Jeff Harrigian, chefe do Comando Aéreo Aliado.
De acordo com o coronel Ian McLaughlin do 495º Esquadrão de Caças, os F-35 vão ser certamente "vitais para determinar o destino de nossos adversários no campo de batalha" em um eventual conflito.
RAF Lakenheath welcomes first 5th Generation F-35.
— RAF Lakenheath (@48FighterWing) December 16, 2021
‘What a monumental day in American air power history’-Col. Jason Camilletti, 48FW commander#owntheskies #WeAreLiberty #ReadyAF
@HQUSAFEAFAF @US_EUCOM @usairforce @USAinUK https://t.co/ebdJCOecXI
A Força Aérea real na base de Lakenheath dá as boas-vindas aos primeiros caças de quinta geração F-35. "Que dia extraordinário na história do poder aéreo americano!", afirmou o coronel Jason Camilletti, comandante da 48ª Ala de Caças.
Em setembro, a Lockheed Martin anunciou que esperava implantar aproximadamente 450 caças F-35 Lightning em 13 bases permanentes na Europa nos próximos anos, com o Reino unido, Países Baixos, Itália, Noruega, Bélgica, Polônia e Dinamarca já possuindo estas aeronaves ou esperando vir a fazê-lo em um futuro próximo.
De acordo com o portal The Drive, a implantação dos F-35 no Reino Unido é um sinal norte-americano contra o "ressurgimento do Exército russo".