Venezuela sofre apagão massivo e 19 estados estão sem luz após explosão em hidroelétrica (FOTO)
© Folhapress / Leandro Ferreira /FotoarenaTorres de transmissão de energia elétrica no Brasil.
© Folhapress / Leandro Ferreira /Fotoarena
Nos siga no
O ministro de Energia Elétrica, Néstor Luis Reverol Torres, disse que o país recebeu "um novo ataque ao sistema elétrico nacional".
A declaração de Torres foi feita durante entrevista a jornalistas locais logo após uma explosão em uma linha de transmissão da Central Hidrelétrica Simón Bolívar, no estado de Bolívar. O ministro disse que a atual situação é igual à de 2019, mas que os funcionários da Corporação Elétrica Nacional estão trabalhando para reativar a eletricidade nos locais afetados.
Foram afetados ao menos 19 dos 23 estados do país sul-americano, incluindo partes da capital Caracas.
Nas redes sociais, moradores postam vídeos e fotos divulgando a situação.
#SinLuz explota subestación en pleno centro del país estado de emergencia para la salud de todos prepárense que estaremos un rato así….. pic.twitter.com/WiRCsA7XUj
— Carlo A. Atencio Firnhaber (@CarloAtencioF) December 17, 2021
Sem luz, explode subestação em pleno centro do país, estado de emergência para a saúde de todos. Preparem-se porque ficaremos um tempo assim…
#17DicApagonNacional
— Charlie Graterol 😎🎶🎼🍺 (@ChGraterol) December 17, 2021
A la luz de la Luna #SinLuz #Apagon #desarrollo #ULTIMAHORA #Venezuela pic.twitter.com/I44Kf2G5ZP
17 de dezembro apagão nacional
Sob a luz da lua
Apagões de 2019
Os apagões na Venezuela em 2019 aconteceram entre março e maio, com problemas se estendendo a meios de transporte, serviço de água e conexões de Internet. A falta de energia afetou 22 dos 23 estados venezuelanos.
O presidente Nicolás Maduro à época culpou os Estados Unidos pelos apagões, dizendo que tudo era uma tentativa de retirá-lo do poder. No entanto, especialistas apontaram que a causa deste acidente foi um incêndio na linha de transmissão de energia da Central Hidreléctrica Simón Bolívar, causada por negligência e falta de manutenção. Também conhecida como Guri, a hidrelétrica é a quinta maior do mundo.