DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Natureza de objeto estelar incomum a 9.200 anos-luz da Terra pode ter sido revelada

© Foto / NASA / JPL-CaltechBuraco negro perturbando uma estrela passante
Buraco negro perturbando uma estrela passante - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2021
Nos siga no
Astrônomos húngaros identificaram a possível natureza do objeto Gaia20eae, que se encontra a uma distância de 9.200 anos-luz da Terra e é caracterizado por grandes variações de brilho.
O objeto pertence às estrelas jovens incomuns, objetos tipo EX Lupi (EXor), confirmaram os cientistas em um estudo, publicado no portal arXiv.
Os objetos estelares jovens são estrelas em um estágio evolutivo inicial, ou seja, são protoestrelas ou passaram recentemente à sequência principal.
Estas protoestrelas costumam estar rodeadas de nuvens de gás molecular e poeira interestelar, motivo pelo qual atraem matéria, o que provoca um aumento da atividade eruptiva.
As estrelas jovens se dividem em dois tipos, o FU Orionis (FUor) e o EXor. As primeiras podem ficar quatro magnitudes mais brilhantes e permanecerem neste estado por diversas décadas, enquanto as segundas aumentam sua atividade durante alguns meses ou anos.
Os astrônomos revelaram que a Gaia20eae, detectada em agosto de 2020 pela nave espacial Gaia (do Observatório Europeu do Sul), pertence ao tipo EXor.
Sol (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2021
Ciência e sociedade
'Estrela de meia-idade': cientistas tentam prever a 'morte' do nosso Sol
Os cientistas descobriram que o aumento do brilho começou no início de 2020 e continuou, apesar de certa variabilidade, a uma taxa média de meia magnitude estelar por mês entre janeiro e julho de 2020.
O pico ocorreu no final de julho de 2020 e a estrela está perdendo seu brilho a uma taxa de 0,25 magnitudes estelares por mês. O nível de descanso será atingido em maio de 2022.
Além disso, a taxa de adição de massa de Gaia20eae durante a fase de obscurecimento é maior que a das estrelas Taurus de massa similar, que também pertencem aos objetos estelares jovens.
Os autores do estudo observaram que Gaia20eae poderia atingir altas taxas de adição típicas de algumas FUor. No entanto, precisam ser estudadas mais profundamente para se obter conclusões definitivas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала