Governo da Bahia anuncia cancelamento do Carnaval devido à COVID-19 e surto de gripe
19:17 23.12.2021 (atualizado: 20:06 23.12.2021)
© Folhapress / Futura Press / Joá SouzaEm Salvador, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), participa de cerimônia de troca do comando da Polícia Militar em meio à pandemia da COVID-19, em 13 de janeiro de 2021
© Folhapress / Futura Press / Joá Souza
Nos siga no
Nesta quinta-feira (23), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que o Carnaval será cancelado no estado.
Em meio à pandemia da COVID-19 e ao aumento de casos de gripe causados pelo vírus Influenza H3N2, o governo da Bahia considerou que a realização do Carnaval seria impossível nas atuais condições.
O governador usou as redes sociais para anunciar a decisão, salientando que há 2,4 milhões de pessoas na Bahia com a vacinação contra o novo coronavírus em atraso.
A decisão está tomada: não haverá Carnaval na Bahia em fevereiro de 2022. Hoje temos 2,4 milhões de baianos com a vacina contra a #Covid em atraso. Além disso, estamos lidando com uma epidemia de gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde.
— Rui Costa (@costa_rui) December 23, 2021
Em outras publicações, o governador baiano também afirmou que é necessário ter responsabilidade com a saúde da população e que o governo do estado buscará um caminho para proporcionar alívio financeiro às pessoas que trabalham com a festa.
© REUTERS / Pilar OlivaresMembro de organização sem fins lucrativos Rio de Paz, estende lenços brancos junto a bandeira do Brasil, simbolizando a mais de 600 mil mortes fruto da COVID-19 no país, no Rio de Janeiro, no Brasil, em 8 de outubro de 2021
Membro de organização sem fins lucrativos Rio de Paz, estende lenços brancos junto a bandeira do Brasil, simbolizando a mais de 600 mil mortes fruto da COVID-19 no país, no Rio de Janeiro, no Brasil, em 8 de outubro de 2021
© REUTERS / Pilar Olivares
Diversas capitais brasileiras cancelaram as festas de Ano Novo e algumas já anunciaram o cancelamento do Carnaval em meio às preocupações com o avanço da variante Ômicron no Brasil e no mundo.
Conforme dados do consórcio dos veículos de imprensa, a Bahia acumula 27.452 mortes por COVID-19, além de cerca de 1,2 milhão de casos registrados. Em todo o estado, 71,08% da população tomou pelo menos a primeira dose da vacina contra a COVID-19, enquanto a segunda dose já foi inoculada em 59,71% da população.