Encontrado submarino italiano da 2ª Guerra Mundial a 100 metros de profundidade na Grécia (FOTOS)
Nos siga no
Uma equipe de mergulhadores descobriu em novembro um submarino afundado pelas forças aliadas há 80 anos a 103 metros de profundidade.
Mergulhadores da Grécia encontraram no mar Egeu um submarino da Itália atingido pelas forças dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, relatou na quarta-feira (29) a agência britânica Reuters.
© REUTERS / Kostas Thoctarides Naufrágio do submarino italiano Jantina afundado na Segunda Guerra Mundial pelo submarino britânico HMS Torbay, a sul da ilha grega de Mykonos, mar Egeu, Grécia, 3 de novembro de 2021
Naufrágio do submarino italiano Jantina afundado na Segunda Guerra Mundial pelo submarino britânico HMS Torbay, a sul da ilha grega de Mykonos, mar Egeu, Grécia, 3 de novembro de 2021
© REUTERS / Kostas Thoctarides
O submarino, chamado Jantina, foi encontrado a uma profundidade de 103 metros ao sul da ilha Mykonos em novembro de 2021 por Kostas Thoctarides, um dos mais conhecidos mergulhadores gregos, e sua equipe.
Os mergulhadores usaram o ROV Super Achilles, um veículo subaquático operado remotamente, que conduziu uma inspeção visual detalhada da embarcação naufragada.
© REUTERS / Kostas Thoctarides Canhão de convés do submarino italiano Jantina afundado na Segunda Guerra Mundial pelo submarino britânico HMS Torbay, ao sul da ilha grega de Mykonos, mar Egeu, Grécia, 3 de novembro de 2021
Canhão de convés do submarino italiano Jantina afundado na Segunda Guerra Mundial pelo submarino britânico HMS Torbay, ao sul da ilha grega de Mykonos, mar Egeu, Grécia, 3 de novembro de 2021
© REUTERS / Kostas Thoctarides
O Jantina zarpou da ilha grega de Leros com 48 marinheiros a bordo e foi atingido em 5 de julho de 1941 por torpedos disparados pelo submarino britânico HMS Torbay. Sua identidade foi confirmada por Thoctarides usando registros do Escritório de História Naval da Itália.
"A história naval é como um quebra-cabeça, e isto é parte desse quebra-cabeça. Um confronto entre dois submarinos é um evento naval raro", comentou o especialista marítimo à Reuters, sendo esta a quarta vez que ele achou um submarino.