China constrói ponte em lago fronteiriço com Índia e reforça acesso à área crítica, diz mídia (FOTO)
© AP Photo / Exército indianoEsta fotografia mostra, de acordo com o Exército indiano, tropas chinesas desmontando seus bunkers na região de Pangong Tso, em Ladakh ao longo da fronteira Índia-China. Foto de arquivo
© AP Photo / Exército indiano
Nos siga no
Imagens de satélite divulgadas pelo canal indiano NDTV mostram que a construção teria sido feita totalmente no lado chinês do lago Pangong Tso.
A suposta ponte construída pelo governo chinês conecta as margens norte e sul do lago Pangong e aumenta a mobilidade do Exército de Libertação Popular (ELP) da China na região. A informação foi divulgada pelo canal indiano NDTV, com base em dados do especialista em inteligência geoespacial Damien Symon.
Media reports of #PangongTso allege a new bridge is under construction connecting the north & south bank of the lake, in turn enhancing road connectivity for #China's troops in the area, GEOINT of the area identifies the location & progress of the alleged structure https://t.co/b9budT3DZZ pic.twitter.com/IdBl5rkDhR
— Damien Symon (@detresfa_) January 3, 2022
Relatos da mídia local em Pangong Tso alegam que uma nova ponte está sendo construída, conectando as margens norte e sul do lago, aumentando assim a conexão rodoviária para as tropas da China na região. Análise de inteligência geoespacial [GEOINT, na sigla em inglês] da área identificou a localização e o progresso da suposta estrutura.
De acordo com dados da NDTV, em 2021, o Exército da Índia se posicionou em uma região de importância estratégica ao norte do lago, estabelecendo uma vantagem logística perante a China. A suposta construção da ponte traria de volta essa superioridade para o ELP.
A situação no lago
Pequim e Nova Deli destacaram 50.000 militares para a fronteira entre os dois países, na área de Ladakh, região ao noroeste do lago. No início de 2020, aconteceram confrontos entre os dois lados na região, levando a mortes entre ambas as partes.
Em setembro de 2020, Índia e China concordaram em retirar as tropas de certos pontos de tensão, como no vale de Galwan, posto de Gogra e do lago Pangong Tso, um processo que começou em fevereiro de 2021.