Mísseis iranianos estão mudando balança de poder imposta pelos EUA no Oriente Médio, indica mídia
© AFP 2023 / Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica / Sepah NewsLançamento de míssil durante simulação militar em um local desconhecido no centro do Irã, em foto publicada em 16 de janeiro de 2021
© AFP 2023 / Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica / Sepah News
Nos siga no
De acordo com o especialista, entrevistado pela emissora iraniana Press TV, o programa de mísseis do Irã interrompeu os cálculos militares dos EUA no Oriente Médio, alterando a balança de poder na região.
O especialista americano Andrew Korybko afirma também que Washington atua na região há muito tempo em busca de vantagem militar e, por isso, teme que o Irã altere a balança de poder regional imposta pelos norte-americanos.
Segundo ele, o programa de mísseis mudou os cálculos militares estratégicos americanos ao restaurar o equilíbrio real entre os dois países, isso porque elevou o custo de um potencial confronto militar para os EUA.
Agora, os EUA procuram outras formas de agir, recorrendo a meios não convencionais para desestabilizar o Irã através de guerras regionais.
O especialista também afirmou que, antes, os EUA se aproveitavam de sua superioridade, mas que agora o Irã pode garantir sua capacidade de ataque por meio do programa de mísseis, fazendo com que os norte-americanos se sintam desconfortáveis por não poderem coagir militarmente o Irã.