Sepultamento de indivíduo de alto status com anéis de âmbar encontrado na Pomerânia polonesa (FOTOS)
© Foto / High Speed Two Ltd 2020Esqueleto (imagem referencial)
© Foto / High Speed Two Ltd 2020
Nos siga no
Arqueólogos encontraram uma câmara funerária em Ostrowite, voivodia da Pomerânia polonesa, que contém diversos bens de alto status, informa o portal HeritageDaily.
O estudo recente foi realizado pelo Instituto de Arqueologia da Universidade de Lodz, onde os pesquisadores encontraram várias sepulturas e fragmentos de bacias de bronze durante estudos arqueológicos anteriores na vizinhança.
Na escavação mais recente, a equipe desenterrou o túmulo de um homem, do século XI ou XII, enterrado em uma estrutura de madeira que parece um baú grande ou uma casa pequena.
Local website about our research in Ostrowite. They messed a little, but still we are happy that local communities in Pomerania and elsewhere may read about it.https://t.co/eBkDa8tYdF
— Jerzy Sikora / Jerzi Sykóra (Gunther) 🤍❤🤍 (@gunthera_mws) December 29, 2021
Site local sobre nossa pesquisa em Ostrowite. Eles confundiram um pouco, mas ainda estamos felizes que as comunidades locais na Pomerânia e em outros lugares possam ler sobre isso.
Esse tipo de enterramento é consistente com as sepulturas normalmente associadas a indivíduos de alto status durante o período medieval. Além disso, sugere-se que o homem pode ter sido um cristão, baseado no eixo leste-oeste do corpo.
Dentro do túmulo, os arqueólogos descobriram também dois anéis de âmbar, uma tigela de bronze grande e uma faca de ferro em bainha de couro com acessórios de bronze.
High status burial chamber discovered in Ostrowite https://t.co/lWV5It4lMl #archeology #anthropology #history pic.twitter.com/JRpr2HxAjX
— istockhistory (@istockhistory) January 2, 2022
Câmara funerária de alto status descoberta em Ostrowite
Os anéis de âmbar foram dispostos simetricamente em relação ao eixo do corpo, enquanto entre as pernas do defunto estava a tigela de bronze contendo pedaços de madeira (provavelmente os restos do teto da estrutura de madeira).
Dr. Jerzy Sikora comentou o achado: "O falecido era provavelmente um representante da elite local da Pomerânia. Ostrowite era um centro de poder importante, mas local, que funcionou do século XI ao século XIV".