Coalizão dos EUA derruba 2 drones de combate próximos a base iraquiana
© AFP 2023 / IRGCDrone iraniano sendo lançado durante exercícios
© AFP 2023 / IRGC
Nos siga no
O ataque desta terça-feira (4) é o segundo deste tipo em menos de 24 horas, na segunda-feira (3) a coalizão derrubou outros dois drones que tentavam atacar o aeroporto de Bagdá.
"Dois drones de asa fixa armados com explosivos foram localizados e destruídos pelo sistema de defesa da base aérea iraquiana de Al-Asad hoje cedo pela manhã", informou um dos agentes da coalizão liderada pelos EUA que combate o Daesh.
De acordo com informações da AFP, o representante da coalizão afirmou que os recentes ataques são direcionados aos iraquianos. Ele explicou que em dezembro de 2021 as tropas estrangeiras iniciaram uma fase de treinamento e consultoria, após término das missões de combate.
"Esses ataques foram feitos contra instalações iraquianas, contra o povo do Iraque e os militares que os protegem. Nós mantivemos uma presença mínima nas bases iraquianas. A coalizão já não tem mais bases no Iraque", informou o agente à AFP.
Os dois ataques dessa a semana aconteceram em meio às homenages de Teerã e seus aliados no Oriente Médio do segundo aniversário do assassinato do general Qassem Soleimani, chefe da Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Qassem Soleimani e Abu Mahdi al-Muhandis, vice-comandante das Forças de Mobilização Popular iraquianas, foram mortos em um ataque de drone dos EUA junto do Aeroporto Internacional de Bagdá em 3 de janeiro de 2020.