Forças Armadas da Venezuela elevam nível de alerta em meio a confrontos violentos na Colômbia
09:21 04.01.2022 (atualizado: 10:47 04.01.2022)
© Foto / Miraflores Palace/Handout via REUTERSMinistro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, utiliza rifle durante exercício militar
© Foto / Miraflores Palace/Handout via REUTERS
Nos siga no
Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) da Venezuela elevaram o seu nível de alerta devido a incidentes de violência registrados no departamento fronteiriço colombiano de Arauca, no nordeste do país, informou o ministro da Defesa venezuelano Vladimir Padrino López.
Autoridades colombianas confirmaram em 3 de janeiro que os confrontos ocorridos no fim de semana em Arauca entre as dissidências das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e membros do ELN (Exército de Libertação Nacional) resultaram em 23 mortos.
La FANB, que ya se encuentra desplegada en los municipios fronterizos con el Dpto. de Arauca, ha elevado su nivel de alerta ante los acontecimientos al otro lado de la frontera para proteger al pueblo y responder contundentemente ante cualquier agresión a nuestra soberanía (3/3)
— Vladimir Padrino L. (@vladimirpadrino) January 4, 2022
"As FANB, que já se encontram implantadas nos municípios fronteiriços com o departamento de Arauca, elevaram seu nível de alerta ante os acontecimentos do outro lado da fronteira para proteger o povo e responder contundentemente perante qualquer agressão à nossa soberania", indicou Padrino López.
Ministro da Defesa venezuelano criticou o governo do presidente da Colômbia Iván Duque para que este assuma a responsabilidade pela violência nesse departamento colombiano.
Duque anunciou o envio de dois batalhões do Exército para a região, maior "capacidade de inteligência e supervisão de helicópteros e aerotransportada para garantir o controle territorial".
Líder colombiano acusou o governo de Nicolás Maduro de abrigar grupos armados, o que, segundo ele, causou esses confrontos.