Antivacina: Djokovic tem visto cancelado na Austrália e pode ser deportado
22:17 05.01.2022 (atualizado: 02:13 06.01.2022)
© AP Photo / Michael ProbstEm Innsbruck, na Áustria, o tenista Novak Djokovic manipula uma máscara durante cerimônia na Copa Davis, em meio à pandemia da COVID-19, em 26 de novembro de 2021
© AP Photo / Michael Probst
Nos siga no
Nesta quarta-feira (5), as autoridades australianas confirmaram que o tenista Novak Djokovic foi barrado ao tentar entrar no país.
Djokovic foi forçado a esperar várias horas no aeroporto de Melbourne devido à documentação exigida e a expectativa é de que o tenista seja deportado.
"Djokovic falhou em fornecer evidências adequadas para atender aos requisitos de entrada na Austrália e seu visto foi posteriormente cancelado", disse a Força de Fronteira da Austrália em comunicado, acrescentando que cidadãos nessa situação são detidos e deportados.
O astro do esporte tentava participar de um torneio na Austrália, que liberou sua participação de forma polêmica. O torneio estabeleceu como regra que a participação no campeonato só seria possível aos atletas vacinados. Djokovic já declarou publicamente ser contrário à vacinação contra a COVID-19.
'Ninguém está acima das regras', diz premiê
O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, usou as redes sociais para comentar o assunto após o ocorrido e afirmou que "regras são regras".
Mr Djokovic’s visa has been cancelled. Rules are rules, especially when it comes to our borders. No one is above these rules. Our strong border policies have been critical to Australia having one of the lowest death rates in the world from COVID, we are continuing to be vigilant.
— Scott Morrison (@ScottMorrisonMP) January 5, 2022
O senhor Djokovic teve o visto cancelado. Regras são regras, especialmente quando falamos de nossas fronteiras. Ninguém está acima das regras. Nossas estritas políticas de fronteira têm sido essenciais para que a Austrália tenha uma das menores taxas de mortalidade por COVID-19 do mundo, nós continuaremos vigilantes.
Conforme os dados do site Our World in Data, a Austrália acumula 2.290 mortes causadas pela COVID-19, além de 608.803 casos registrados da doença. Já a vacinação no país chegou a 79,4% da população com pelo menos a primeira dose, 76,8% com duas doses e 10,68% com a dose de reforço.