Turquia anuncia venda de drones de combate para 16 países
17:09 23.01.2022 (atualizado: 05:26 24.01.2022)
CC BY-SA 4.0 / CeeGee / Bayraktar Akıncı Teknofest 2019 (foto editada)Drone de combate turco, Akinci
Nos siga no
A confirmação da assinatura dos contratos foi feita pelo presidente da empresa de tecnologia Bayraktar, Haluk Bayraktar, neste domingo (23).
O presidente explicou que dentre os modelos de veículos aéreos não tripulados (VANT) produzidos pela Bayraktar, o TB2 vem despertando o maior interesse dos compradores.
"Bayraktar TB2 completou com sucesso 420.000 horas de voo e contratos de compra foram concluídos com 16 países. Além disso, o primeiro contrato de exportação do VANT de combate Bayraktar Akinci foi assinado. As entregas previstas no contrato são para 2023", disse Haluk Bayraktar.
© AFP 2023 / Birol BebekDrone Bayraktar TB2, fabricado na Turquia, voa na base aérea de Gecitkale, perto de Famagusta, na autoproclamada República Turca do Norte do Chipre, 16 de dezembro de 2019
Drone Bayraktar TB2, fabricado na Turquia, voa na base aérea de Gecitkale, perto de Famagusta, na autoproclamada República Turca do Norte do Chipre, 16 de dezembro de 2019
© AFP 2023 / Birol Bebek
Também neste domingo (23), o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse em entrevista ao jornal Milliyet, que as conversas com os Estados Unidos sobre a compra de jatos F-16 estão avançando.
"Pedidos oficiais de fornecimento e modernização de novos F-16 foram feitos. Depois disso, uma delegação foi para os EUA e as negociações foram positivas. Deixamos clara nossa posição. Explicamos que isso também ajudaria a fortalecer a OTAN. Se a Turquia é forte, é forte na OTAN. A força da Turquia é a força da OTAN", disse Hulusi Akar.
Na quinta-feira (20), uma reportagem da CNN Turk informou que fontes próximas ao governo dos Estados Unidos confirmaram o interesse em aprovar o pedido turco de compra das aeronaves F-16. O motivo citado seria uma forma de fortalecimento das forças aliadas na região do mar Negro.