Taiwan fica em 'alerta máximo' após 39 aeronaves chinesas entrarem em sua Zona de Defesa Aérea
© AP Photo / Andy WongBombardeiros H-6 da China voando em formação (imagem referencial)
© AP Photo / Andy Wong
Nos siga no
Os militares de Taiwan enviaram caças e prepararam os sistemas de defesa aérea depois que uma frota de 39 aeronaves chinesas, incluindo um bombardeiro, foram supostamente avistadas em sua Zona de Identificação da Defesa Aérea (ADIZ, na sigla em inglês).
O Ministério da Defesa de Taiwan alegou que dezenas de aeronaves chinesas sobrevoaram o sudoeste da ADIZ, fazendo com que a ilha ativasse os recursos militares "para monitorar" as atividades.
Dentre as aeronaves, estavam caças J-10 e J-16, bem como um bombardeiro H-6 e aeronaves de transporte militar Y-8 e Y-9.
39 PLA aircrafts (Y-9 EW*2, J-10*10, J-16*24, Y-8 ELINT*2, and H-6*1) entered #Taiwan’s southwest ADIZ on January 23, 2022. Please check our official website for more information: https://t.co/KbXZSIYZ40 pic.twitter.com/8eK29L0u4t
— 國防部 Ministry of National Defense, R.O.C. 🇹🇼 (@MoNDefense) January 23, 2022
39 aeronaves da Força Aérea do ELP (Y-9 EW*2, J-10*10, J-16*24, Y-8 ELINT*2, e H-6*1) entraram no sudoeste da ADIZ de Taiwan em 23 de janeiro de 2022. Por favor, verifique nosso website oficial para mais informações.
Taiwan informou por várias vezes sobre missões da Força Aérea da China, que entra frequentemente na parte sudoeste de sua Zona de Identificação de Defesa Aérea, perto das ilhas de Pratas.
— 國防部 Ministry of National Defense, R.O.C. 🇹🇼 (@MoNDefense) January 23, 2022
Taiwan e China têm reivindicações de ADIZ recorrentes, com Taipé relatando no início deste mês que havia registrado 380 "incursões" de aeronaves chinesas em sua ADIZ em 2020.
A zona da China também se sobrepõe às da Coreia do Sul e do Japão, resultando em frequentes tensões entre os países asiáticos e seus aliados. A ADIZ de Taiwan foi estabelecida pelos militares dos EUA após a Segunda Guerra Mundial.
Pequim considera Taiwan uma província separatista e espera ver a ilha unificada com a República Popular da China em algum momento no futuro.