- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e Romênia propuseram à Rússia inspecionar mutuamente sistemas de mísseis, diz mídia

© Foto / Ministério da Defesa da RússiaLançamento de míssil de cruzeiro Onyx, a partir do complexo costeiro de Bastion, em alvos no mar de Okhotsk
Lançamento de míssil de cruzeiro Onyx, a partir do complexo costeiro de Bastion, em alvos no mar de Okhotsk - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2022
Nos siga no
Washington e Bucareste fizeram uma proposta a Moscou de realizar inspeções mútuas dos locais de instalação de mísseis balísticos, informou a rádio estatal romena citando fontes diplomáticas.
O Wall Street Journal escreveu, citando suas fontes, que os Estados Unidos e seus aliados na Europa discutiram a ideia de permitir que a Rússia inspecione as instalações com sistemas de defesa antimíssil na Polônia e Romênia.
Segundo os dados do veículo, os dirigentes poloneses declararam estarem prontos para essas inspeções pela Rússia das instalações norte-americanas nesses países, se a Rússia permitir, por sua vez, inspeções da "atividade de mísseis" em Kaliningrado.

"A Romênia participou da elaboração das propostas para a Rússia contidas no documento encaminhado de Washington para Moscou. A Romênia e os EUA previram um mecanismo de transparência no documento com as propostas enviadas para a Rússia sobre a atenuação da crise atual, esse mecanismo prevê inspeções mútuas dos sistemas de mísseis na Rússia, Romênia e Polônia", diz o comunicado no site da rádio.

O Ocidente propôs à Rússia inspecionar os mísseis balísticos em Deveselu, na Romênia, para confirmar que eles se destinam exclusivamente à defesa. Em resposta, a Rússia deve permitir verificações nos locais onde estão instalados mísseis russos.
Hoje, quinta-feira (27), o chanceler russo, Sergei Lavrov, notou que os EUA, em sua resposta sobre garantias de segurança, não responderam à questão principal, isto é, sobre a não expansão da OTAN para leste. Segundo ele, após consultas ministeriais, o presidente Vladimir Putin vai tomar uma decisão sobre os passos seguintes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала