- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixador russo pede reação pública da OSCE sobre proibição da RT DE na Alemanha

© AP Photo / Pavel GolovkinNesta foto de arquivo de 27 de outubro de 2017, um carro da emissora de televisão estatal russa RT passa pelo escritório da empresa em Moscou, na Rússia
Nesta foto de arquivo de 27 de outubro de 2017, um carro da emissora de televisão estatal russa RT passa pelo escritório da empresa em Moscou, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2022
Nos siga no
A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) deve reagir publicamente à proibição da transmissão da rede RT DE na Alemanha, declarou o embaixador russo no órgão, Aleksandr Lukashevich.

"Pedimos à representante da OSCE para a Liberdade de Imprensa, Teresa Ribeiro, que responda imediata e publicamente a esta situação ultrajante. O silêncio encoraja os instigadores da guerra da informação a deteriorar ainda mais a situação e não dá crédito à nossa organização", disse Lukashevich, em uma sessão do conselho permanente da organização.

Ele observou que "a responsabilidade pela criação de 'linhas divisórias' no espaço de informação da Europa é inteiramente do lado alemão".
Na última quarta-feira (2), o regulador de mídia de Berlim-Brandemburgo (MABB, na sigla em alemão) proibiu as transmissões por satélite e pela Internet - incluindo aplicativos móveis e SmartTV - do canal de notícias RT na Alemanha. A instituição alegou que a RT DE havia começado a operar sem licença.
O canal RT DE, a versão alemã do RT, foi lançado no dia 16 de dezembro e bloqueado pelo YouTube no mesmo dia.
Logo em seguida, a MABB anunciou o início de uma investigação contra o canal. O diretor-geral da RT, Aleksei Nikolov, destacou que o canal obteve a licença de transmissão de acordo com a lei.
Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, durante a coletiva de imprensa anual do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 23 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2022
Panorama internacional
Kremlin: envio de tropas dos EUA à Europa prova que Rússia tem razão em se preocupar
O RT DE é o quarto meio de comunicação mais assistido pelos alemães, segundo dados da Tubular Labs.
Em resposta, nesta quinta-feira (3), a Rússia encerrou a transmissão do canal Deutsche Welle no país, conforme anunciou o Ministério da Relações Exteriores.
Moscou também vai elaborar uma lista de funcionários envolvidos no bloqueio da transmissão do canal RT DE, com o objetivo de impedi-los de entrar no país, comunicou a chancelaria russa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала