Reino Unido anuncia envio de tropas à Estônia ainda em fevereiro
01:03 05.02.2022 (atualizado: 01:04 05.02.2022)
© AP Photo / Patrick Semansky / PoolEm Bruxelas, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, gesticula após chegar a um encontro com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em 14 de junho de 2021
© AP Photo / Patrick Semansky / Pool
Nos siga no
Na sexta-feira (4), o embaixador do Reino Unido em Tallinn, Ross Allen, afirmou que forças militares britânicas adicionais podem chegar à Estônia ainda este mês em meio às tensões na fronteira russo-ucraniana.
Em entrevista veiculada pela emissora ERR, o diplomata britânico disse que cerca de 850 oficiais com tanques e sistemas de artilharia, atualmente na Alemanha, se preparam para serem transferidos à Estônia.
De acordo com os planos do Ministério da Defesa do Reino Unido, a primeira parte das tropas sairá da Alemanha em direção à Estônia até o final do mês.
O diplomata acrescentou ainda que não se sabe por quanto tempo os militares do Reino Unido permanecerão na Estônia e que isso dependeria de desdobramentos futuros.
© AFP 2023 / Raigo PajulaEm Tallinn, capital estoniana, o comandante das Forças de Defesa da Estônia, tenente-general Martin Herem, participa de uma cerimônia, em 27 de agosto de 2020
Em Tallinn, capital estoniana, o comandante das Forças de Defesa da Estônia, tenente-general Martin Herem, participa de uma cerimônia, em 27 de agosto de 2020
© AFP 2023 / Raigo Pajula
Segundo o comandante das Forças de Defesa da Estônia, o tenente-general Martin Herem, o país está pronto para aceitar as forças adicionais do Reino Unido. As tropas devem ser enviadas à cidade estoniana de Tapa.
A OTAN está aumentando sua presença no Leste Europeu diante das acusações dos Estados Unidos e membros da aliança militar de que a Rússia acumula tropas na fronteira da Ucrânia com a intenção de invadir o país.
Moscou negou as acusações diversas vezes, enfatizando que tem o direito de mover suas tropas dentro de seu próprio território e levantando preocupações em relação à movimentação de forças da OTAN perto das fronteiras russas.