China e Equador iniciarão conversas para firmar Tratado de Livre Comércio
© Foto / Twitter / @LassoGuillermoPresidente do Equadro, Guillermo Lasso (à esquerda), e o presidente chinês, Xi Jinping (à direita)
© Foto / Twitter / @LassoGuillermo
Nos siga no
A China e o Equador concordaram em iniciar conversas para firmar um Tratado de Livre Comércio entre os dois países, segundo declaração conjunta dos presidentes Guillermo Lasso e Xi Jinping.
"Ambas as partes concordaram em iniciar as negociações de um Tratado de Livre Comércio para explorar os potenciais de comércio, otimizar a cadeia de valor e impulsionar a liberação e facilitação do comércio e investimentos para fomentar o desenvolvimento sustentável, estável e diversificado do comércio bilateral e o aproveitamento de sua contribuição ao desenvolvimento", comunicou a Secretaria de Comunicação do Equador.
A declaração foi emitida em Pequim, onde o presidente equatoriano está em visita oficial, a convite de Xi Jinping.
Boletín Oficial 401 🇪🇨
— Comunicación Ecuador (@ComunicacionEc) February 5, 2022
El Gobierno del Ecuador continúa abriendo mercados a paso firme, fortaleciendo relaciones bilaterales y estrechando vínculos con socios comerciales que permitan colocar #MásEcuadorEnElMundo y más mundo en el Ecuador.
📰➡️ https://t.co/0Q5p10ktN2 pic.twitter.com/a184GIKPrp
Boletim Oficial 401. O governo do Equador continua abrindo mercados com passo firme, fortalecendo as relações bilaterais e estreitando vínculos com parceiros comerciais que permitam colocar mais Equador no mundo e mais mundo no Equador.
Os dois países também pretendem aprofundar a cooperação em âmbitos como o combate à pandemia, investimento, financiamento, desenvolvimento sustentável, comércio eletrônico, informação e comunicações, acesso à Internet, interconectividade e a luta contra a mudança climática.
Las relaciones entre Ecuador y China entrarán en una nueva etapa. Me alegra compartir los RESULTADOS de la reunión con el presidente Xi Jinping:
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) February 5, 2022
∙ Firma de memorándum de entendimiento para TLC
∙ Mesa de trabajo para iniciar la conversación formal respecto a la deuda pic.twitter.com/ylA2Jl5cTa
As relações entre Equador e China entrarão em uma nova etapa. Alegro-me em compartilhar os resultados da reunião com o presidente Xi Jinping: assinatura de um memorando de entendimento para o Tratado de Livre Comércio e uma reunião para iniciar a conversa formal sobre a dívida.
De acordo com a declaração oficial, o governo chinês expressou seu desejo de impulsionar as negociações amigáveis com o Equador sobre temas de cooperação financeira, como o financiamento e a dívida, visando ajudar Quito com relação à crise sanitária e à promoção do desenvolvimento sustentável pós-pandemia.
"Houve um acordo no memorando de entendimento para firmar um Tratado de Livre Comércio com a China, e já foi determinada uma reunião entre os ministros das Finanças da China e do Equador para iniciar as conversas formais sobre a proposta do Equador a respeito da dívida", afirmou o presidente equatoriano, Guillermo Lasso.