- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Antes da viagem de Bolsonaro à Rússia, Brasil celebra laços com Ucrânia através de nota do Itamaraty

© Folhapress / Sergio LimaFachada iluminada do Palácio Itamaraty, sede do Ministério da Relações Exteriores, 13 de agosto de 2020
Fachada iluminada do Palácio Itamaraty, sede do Ministério da Relações Exteriores, 13 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2022
Nos siga no
MRE do Brasil divulga nota exaltando parceria comercial entre Brasília e Kiev e afirmando que desde que o país reconheceu a independência ucraniana em 1991, as nações "mantiveram múltiplos contatos de alto nível entre seus mandatários".
Nas vésperas da viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus ministros à Rússia, o Itamaraty divulgou hoje (11) uma nota na qual celebra a data dos 30 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações.

"Brasil e Ucrânia celebram hoje, 11 de fevereiro de 2022, o aniversário de trinta anos do estabelecimento das relações diplomáticas. [...] Desde que o governo brasileiro reconheceu a independência ucraniana, em dezembro de 1991, Brasil e Ucrânia mantiveram múltiplos contatos de alto nível entre seus mandatários", diz o texto publicado pelo MRE do Brasil.

Ao mesmo tempo, o governo destaca a "parceira estratégica" e o "comércio bilateral" com Kiev.
"Em 2009, os dois países estabeleceram parceria estratégica, com importantes desdobramentos nos setores espacial, de defesa e saúde. O comércio bilateral, equilibrado nas vendas de lado a lado, praticamente triplicou, em 2021, na comparação com o período inicial das relações diplomáticas, na década de 1990."
Ainda segundo o texto, a diplomacia brasileira exalta "a valiosa contribuição da comunidade de ucranianos e seus descendentes [...] para o desenvolvimento nacional, há mais de cento e trinta anos".
A publicação do Ministério das Relações Exteriores precede a visita de Bolsonaro a Moscou em meio à crise entre a Rússia e o Ocidente em relação à Ucrânia, país que os EUA e a OTAN afirmam que será invadido pela Rússia, ação que o Kremlin já negou diversas vezes.
Uma visão geral mostra a sede do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia em Kiev, Ucrânia, 26 de março de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2022
Notícias do Brasil
'Visita do presidente do Brasil à Ucrânia equilibraria sua visita à Rússia', diz embaixada ucraniana
No final de janeiro, o mandatário brasileiro disse que só conversaria sobre o tópico em seu encontro com o líder russo, Vladimir Putin, se o líder tocasse no assunto. Entretanto, também comentou que se Joe Biden, presidente dos EUA, o convidasse, ele viajaria a Washington com "maior prazer", conforme noticiado.
Contudo, mesmo com essa "ginástica diplomática", a viagem à Rússia de Bolsonaro e ministros está marcada para o dia 14, com o chefe de Estado chegando ao solo russo no dia 15 e deixando o país no dia 17, quando segue para Hungria.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала