Augusto Heleno e homólogo russo firmam acordo sobre informações classificadas em Moscou
08:03 16.02.2022 (atualizado: 11:29 16.02.2022)
© Sputnik / Yevgeny OdinokovReunião no formato "2+2" dos ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e da Rússia em Moscou, 16 de fevereiro de 2022.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov
Nos siga no
Especiais
Durante conferência de imprensa com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Franco França, anuncia acordo bilateral sobre troca de informações secretas.
Nesta quarta-feira (16), autoridades do Brasil e da Rússia se reuniram pela primeira vez no formato 2+2, que reúne os ministros das Relações Exteriores e da Defesa de ambos os países.
No final dos encontros, os chanceleres Sergei Lavrov e Carlos França fizeram declarações à imprensa, durante as quais foi anunciada a assinatura de um acordo bilateral.
"Gostaria de anunciar que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, e sua contraparte russa, general Patrushev, firmaram protocolo ao acordo sobre proteção mútua de informações classificadas", declarou França.
O general Nikolai Patrushev é o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, órgão responsável por debater decisões presidenciais no âmbito de segurança nacional e interesses estratégicos.
"É importante sublinhar que esse acordo ele adequa o teor desse instrumento internacional, além de acesso à informação no Brasil", explicou o ministro brasileiro. "A importância desse entendimento bilateral é que teremos uma cooperação facilitada em tecnologia de ponta e áreas sensíveis."
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMinistros da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e do Brasil, Walter Braga Netto
Ministros da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e do Brasil, Walter Braga Netto
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Além do acordo, França revelou que na reunião entre os ministros da Defesa, que reuniu o brasileiro, general Walter Braga Netto, e o russo, Sergei Shoigu, se debateu "como aprofundar as relações com a Rússia no campo da pesquisa e desenvolvimento de projetos comuns na área de defesa".
"A Rússia é para o Brasil uma referência mundial [...] sobretudo no âmbito de defesa. O Brasil privilegia a transferência de tecnologia no âmbito de defesa", disse França.
O chanceler brasileiro preferiu não responder perguntas da imprensa, ao passo que Lavrov debateu a questão ucraniana com membros da mídia local.
O encontro entre os chanceleres foi realizado em instalações do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, poucas horas antes do encontro entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Rússia, Vladimir Putin, a ser realizado nesta quarta-feira (16) a partir das 7h00, no horário de Brasília.