Artefatos com inscrições em runas são encontrados em Oslo, Noruega (FOTOS)
© Foto / Tone Bergland, NIKUArtefato de madeira com inscrições em runas descoberto em Oslo, Noruega
© Foto / Tone Bergland, NIKU
Nos siga no
A descoberta foi feita por especialistas do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) no Parque Medieval de Oslo.
Os dois artefatos foram encontrados na parte antiga da cidade de Oslo em dezembro do ano passado e vêm sendo analisados desde então. Uma das peças foi feita com um osso e é a primeira do tipo a ser encontrada na Noruega nas últimas quatro décadas. O segundo artefato foi construído em madeira.
"O primeiro achado é um pedaço de osso com 13 runas em um lado e somente uma runa do outro", explicou a professora de Cultura Escrita e Iconografia da Universidade de Oslo Kristel Zilmer em entrevista divulgada pelo NIKU. Segundo ela, a inscrição principal pode significar o nome da pessoa dona da peça ou uma descrição do tipo de osso.
© Foto / Jani Causevic, NIKUO artefato rúnico em osso é o primeiro do tipo encontrado na cidade de Oslo, na Noruega, nos últimos 40 anos
O artefato rúnico em osso é o primeiro do tipo encontrado na cidade de Oslo, na Noruega, nos últimos 40 anos
© Foto / Jani Causevic, NIKU
O objeto de madeira possui inscrições em três dos seus quatro lados e mistura palavras nas línguas nórdica antiga e latim. Em um deles os pesquisadores conseguiram decifrar claramente o trecho de uma reza, já os outros dois lados guardam mais mistérios e inclusive as frases são semelhantes às encontradas em igrejas na Noruega.
© Foto / Tone Bergland, NIKUMomento em que a arqueóloga norueguesa encontrou a peça de madeira durante escavações em Oslo, Noruega
Momento em que a arqueóloga norueguesa encontrou a peça de madeira durante escavações em Oslo, Noruega
© Foto / Tone Bergland, NIKU
A origem e idade exata das duas peças continua sendo um enigma para os arqueólogos noruegueses.
"Nós não podemos dizer ainda exatamente a idade destes dois achados rúnicos, mas esperamos que os testes científicos nos tragam respostas", comentou o líder das escavações, Mark Oldham.
No entanto, os especialistas acreditam que os artefatos sejam provavelmente da época medieval nórdica, de acordo com detalhes da caligrafia. Peças semelhantes a essas foram encontradas na região e pertencem ao período entre os anos 1100 e 1350.