- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kiev pode iniciar 'ofensiva total' em Donbass a qualquer momento, alerta líder de Donetsk

© REUTERS / Alexander ErmochenkoNa autoproclamada República Popular de Donetsk, especialistas inspecionam um carro que, segundo autoridades locais, foi explodido perto de um prédio do governo, em 18 de fevereiro de 2022
Na autoproclamada República Popular de Donetsk, especialistas inspecionam um carro que, segundo autoridades locais, foi explodido perto de um prédio do governo, em 18 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2022
Nos siga no
Nesta sexta-feira (18), o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), Denis Pushilin, alertou que a Ucrânia pode iniciar uma "ofensiva total" na região de Donbass, no leste ucraniano, a qualquer momento.
Segundo a declaração de Pushilin à emissora Rossiya 24, a situação em Donbass caminha em direção a uma guerra em larga escala.
"A qualquer momento, uma ofensiva em grande escala pode simplesmente começar. Absolutamente tudo está pronto para isso", disse.
Mais cedo, o líder da RPD revelou o início da evacuação em massa da população da região devido à ameaça de uma invasão pela Ucrânia. De acordo com as autoridades russas, locais de recepção e acomodação estão preparados na região de Rostov, próxima da fronteira.
A Expectativa é da RPD é de evacuar 700 mil residentes, de acordo com o Ministério de Situações de Emergências dos independentistas.
© Sputnik / Sergei Averin / Acessar o banco de imagensEm Staromikhailovka, a oeste da região de Donetsk, um soldado da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) é fotogrado na linha de contato com as Forças Armadas da Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022
Em Staromikhailovka, a oeste da região de Donetsk, um soldado da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) é fotogrado na linha de contato com as Forças Armadas da Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2022
Em Staromikhailovka, a oeste da região de Donetsk, um soldado da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) é fotogrado na linha de contato com as Forças Armadas da Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022
Nos últimos dias, a situação na linha de contato entre a Ucrânia e as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) ficou mais tensa. Segundo a RPD e a RPL, Kiev intensificou os ataques na região.
O aumento das tensões ocorre logo após a Rússia dar início à retirada de tropas das fronteiras da Ucrânia para seus locais de implantação permanente após exercícios militares. Apesar disso, os Estados Unidos e seus aliados continuam espalhando a narrativa de "invasão da Ucrânia", insistindo que Moscou estaria enviando mais tropas às fronteiras ucranianas.

Nos últimos meses, os EUA e a OTAN ampliaram as tensões em torno da Ucrânia acusando a Rússia de planejar invadir o país vizinho devido à movimentação de tropas russas na região. Moscou nega tais acusações e ressalta que sua própria segurança está ameaçada pela crescente presença militar da OTAN perto das fronteiras russas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала