DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

NASA compartilha IMAGENS de nuvens marcianas pairando sobre Curiosity

© Foto / NASA/JPL-Caltech/MSSSO rover Curiosity da NASA tirou esta selfie de 360 ​​graus usando o Mars Hand Lens Imager, no final de seu braço robótico. A selfie é composta por 81 imagens individuais tiradas em 20 de novembro de 2021
O rover Curiosity da NASA tirou esta selfie de 360 ​​graus usando o Mars Hand Lens Imager, no final de seu braço robótico. A selfie é composta por 81 imagens individuais tiradas em 20 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2022
Nos siga no
A partir dessas fotos, os cientistas podem calcular a velocidade das formações e sua altitude.
De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, o rover Curiosity capturou imagens do movimento de nuvens sobre o Monte Sharp, a região de Marte onde está localizado.
As duas imagens foram tiradas com uma câmera de navegação em 12 de dezembro, o 3.325º dia da missão do rover ao Planeta Vermelho. Cada uma das duas imagens consiste em oito quadros e no primeiro é possível ver as sombras da nuvem refletidas na superfície.
Os cientistas podem, através das imagens, calcular a velocidade das nuvens e sua altitude, comparando as duas perspectivas. Para eles, essas nuvens estão a quase 80 km acima da superfície e devem ser compostas de gelo de dióxido de carbono e não de gelo de água, que normalmente é encontrado em altitudes mais baixas.
"As nuvens marcianas são muito tênues na atmosfera, então técnicas especiais de visualização são necessárias para vê-las. Várias imagens são tiradas para que um fundo claro e estático possa ser obtido, permitindo que qualquer coisa que se mova dentro da imagem (como nuvens ou sombras) seja visível após a remoção do fundo estático de cada imagem", explica o laboratório.
A velocidade de movimento das nuvens não é mencionada, mas o portal Space informa que, em geral, a velocidade do vento próximo à superfície marciana é aproximadamente entre sete e 35 quilômetros por hora, o que poderia ser suficiente para produzir energia eólica em Marte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала