- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.
Presidente da Rússia Vladimir Putin durante assinatura do reconhecimento da independência de Donetsk e Lugansk. Da esquerda para a direita, o chefe de Lugansk Leonid Pasechnik, e o chefe de Donetsk Denis Pushilin - Sputnik Brasil

Foi uma decisão difícil, mas única possível, diz Medvedev sobre reconhecimento de Donetsk e Lugansk

Nos siga no
Ontem (21), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou em discurso à nação o reconhecimento pela Rússia das repúblicas de Donetsk e Lugansk. Após o reconhecimento da independência da RPL e RPD, a União Europeia e os Estados Unidos condenaram a iniciativa russa e prometem sanções.
Nos últimos dias, a situação em Donbass tem se deteriorado seriamente. Kiev ignora todos os acordos alcançados anteriormente, concentrando na linha de separação com as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk a maior parte do Exército e conduzindo regularmente ataques contra as milícias populares das repúblicas, inclusive com armamento proibido pelos Acordos de Minsk.
Devido à ameaça de uma invasão por parte do Exército ucraniano, as autoproclamadas repúblicas começaram a evacuação de mulheres, crianças e idosos para a região russa de Rostov e anunciaram a mobilização geral.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
01:25 23.02.2022
Canadá anuncia envio de 460 militares adicionais ao Leste Europeu em meio às tensões na Ucrânia
Nesta terça-feira (22), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou o envio de até 460 militares adicionais ao Leste Europeu em meio a tensões crescentes após o reconhecimento da Rússia das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
"Hoje, estou autorizando o envio de até 460 membros das Forças Armadas canadenses para a Operação Reassurance", disse Trudeau durante entrevista coletiva.
A implantação fará com que a Letônia receba um contingente adicional de 30 soldados canadenses, disse a ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand.
A maioria dos 460 soldados ficará a bordo da fragata Halifax, que deve chegar à região até o final de março, enquanto o restante será dividido entre uma bateria de artilharia e uma aeronave de patrulha marítima, acrescentou a ministra.
Em Adazi, na Lituânia, soldados canadenses participam de encontro com a ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, em 3 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil
23:48 22.02.2022
Ataque terrorista é registrado em Lugansk, dizem autoridades da RPL
Segundo as autoridades da república popular, uma explosão foi registrada em um depósito de ônibus em Lugansk nesta terça-feira (22). A informação foi divulgada pelo representante da RPL no Comando Conjunto de Controle e Coordenação.
23:31 22.02.2022
Austrália e Canadá anunciam sanções contra a Rússia
Em resposta ao recente anúncio russo do reconhecimento da independência das repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, as autoridades australianas e canadenses anunciaram a imposição de novas sanções contra Moscou.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, explicou que o governo canadense aplicará sanções contra dois "bancos russos apoiados pelo Estado", mas não especificou quais serão os bancos afetados. Trudeau disse que Ottawa barrará compromissos financeiros canadenses com as duas repúblicas de Donbass.
Em Ottawa, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fala durante coletiva de imprensa sobre a crise na Ucrânia, ao lado da vice-premiê e ministra das Finanças, Chrystia Feeland, além das ministas da Defesa, Anita Anand, e das Relações Exteriores, Melanie Joly, em 22 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil
Já o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse durante coletiva de imprensa que sanções serão impostas contra indivíduos russos que o país acredita serem responsáveis por ações contra a Ucrânia.
"Os australianos sempre se enfrentam os agressores, e nós nos levantaremos contra a Rússia, assim como todos os nossos parceiros, disse Morrison, conforme citado pela agência Reuters.
Na segunda-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, assinou decretos reconhecendo a independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk. Sob novos tratados, Moscou se comprometeu a garantir a segurança das duas repúblicas de língua russa. A decisão da Rússia veio depois que a situação na linha de contato entre a Ucrânia e as duas repúblicas piorou significativamente.
23:14 22.02.2022
Japão impõe sanções contra a Rússia devido ao reconhecimento da RPD e da RPL
Nesta terça-feira (22), o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o Japão está impondo sanções contra a Rússia devido ao reconhecimento de Moscou das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL).
"Nosso país decidiu impor as seguintes sanções: suspensão da emissão de vistos para representantes das duas repúblicas e congelamento de capitais, proibição das relações de exportação-importação com essas duas repúblicas, alocação e operações com a nova dívida soberana da Rússia com governo em nosso país. Em breve, decidiremos os detalhes dessas medidas e realizaremos os procedimentos necessários", disse Kishida.
Em Tóquio, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, participa de coletiva de imprensa, em 17 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil
20:26 22.02.2022
Dispositivo explosivo é detonado perto de emissora em Donetsk, diz ministro da RPD
Nesta terça-feira (22), um dispositivo explosivo foi detonado no território de um centro de televisão na cidade de Donetsk, na República Popular de Donetsk (RPD), disse à Sputnik o ministro interino da Informação da RPD, Daniil Bezsonov.
"A explosão ocorreu por volta das 00h50 [19h50 do horário de Brasília]. O artefato explosivo, provavelmente caseiro, estava sem elementos prejudiciais. Mas havia uma quantidade considerável de substância explosiva [...]. Admito que isso é um aviso aos jornalistas de que pode haver ataques terroristas subsequentes, dirigidos contra jornalistas", disse Bezsonov, acrescentando que ninguém ficou ferido devido à explosão.
Um vídeo divulgado em redes sociais mostra a situação no local após a explosão do dispositivo:
19:36 22.02.2022
Vladimir Putin, presidente da Rússia, assina decretos que reconhecem a independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, 21 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Panorama internacional
Especialista: Rússia reconheceu repúblicas de Donbass após Ocidente ignorar exigências de segurança
19:15 22.02.2022
Chefe da ONU diz que mundo enfrenta maior crise de segurança global nos últimos anos sobre a Ucrânia
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que o mundo está enfrentando a maior crise global de paz e segurança nos últimos anos, à medida que a situação no leste da Ucrânia continua a aumentar.
"Nosso mundo está enfrentando a maior crise global de paz e segurança nos últimos anos. Enfrentamos um momento que eu sinceramente esperava que não chegasse", comentou.
19:13 22.02.2022
SWIFT não é alvo de sanções iniciais contra a Rússia, mas opção não está fora da mesa
O acesso da Rússia ao sistema de pagamentos SWIFT não foi alvo do primeiro pacote de sanções lançado pelos Estados Unidos e seus aliados europeus em resposta ao reconhecimento das repúblicas de Donetsk e Lugansk.
A opção, contudo, não está fora da mesa, disse um alto funcionário do governo Biden.

"O SWIFT não faz parte do primeiro pacote de sanções que lançamos", disse o funcionário durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (22).

19:10 22.02.2022
Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken cancela a reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov: "Agora que vemos que a invasão está começando e a Rússia deixou clara sua rejeição total à diplomacia, não faz sentido avançar essa reunião neste momento".
19:08 22.02.2022
Vista do terminal do Nord Stream antes da cerimônia inaugural do primeiro gasoduto duplo de 1.224 quilômetros através do mar Báltico, em Lubmin, na Alemanha, em 8 de novembro de 2011 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Panorama internacional
Cogitado como substituto do gás russo na Europa, Catar alerta: 'Quase impossível' atender à demanda
19:03 22.02.2022
Blinken cancela reunião de quinta-feira com Lavrov
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, cancelou uma reunião de quinta-feira (24) em Genebra, Suíça, com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. Esperava-se que os dois tentassem encontrar um meio-termo diplomático sobre a Ucrânia.
18:34 22.02.2022
Zelensky: 'Não há necessidade de mobilização militar total na Ucrânia'
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, afirmou, nesta terça-feira (22), que o país não precisa de uma mobilização militar total neste momento. Segundo ele, serão recrutados os reservistas devido à falta de pessoal.

"Hoje, não há necessidade de uma mobilização total. Precisamos concluir rapidamente o Exército ucraniano e outras formações militares. Eu, como comandante supremo das Forças Armadas da Ucrânia, emiti um decreto sobre a convocação de reservistas durante um período especial. Ressalto que estamos falando exclusivamente de cidadãos incluídos na reserva operacional", disse Zelensky em discurso.

18:31 22.02.2022
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, na Polônia, em 18 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Chefe de Defesa dos EUA ordena envio de 800 soldados e 20 helicópteros à região do Báltico
16:55 22.02.2022
Bolsas dos EUA caem após Biden anunciar novas sanções à Rússia
As ações de Wall Street caíram acentuadamente na tarde desta terça-feira (22), depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou novas sanções à Rússia.
No dia, o índice Dow Jones Industrial Average chegou a despencar 1,6% e agora opera em queda de 1,34%, aos 33.622,82 pontos.
Já o S&P 500 cai 0,92%, para 4.308,92, e o Nasdaq Composite, que reúne empresas de tecnologia, tem baixa de 0,86%, aos 13.431,03.
16:30 22.02.2022
Joe Biden fala sobre a Ucrânia na Casa Branca, Washington, 22 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Panorama internacional
EUA anunciam sanções sobre a dívida soberana russa
15:45 22.02.2022
Rússia estabelece relações diplomáticas com RPD e RPL, diz Ministério das Relações Exteriores
15:17 22.02.2022
Guerra de 'grandes proporções' ainda pode ser evitada, diz chefe de Defesa dos EUA
Uma guerra de "grandes proporções" na Ucrânia ainda pode ser evitada, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante uma reunião com o colega ucraniano Dmitry Kuleba nesta terça-feira (22).
"Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com você e permaneceremos em sintonia com nossos aliados e parceiros na tentativa de encontrar uma maneira de evitar mais conflitos. O Sr. Putin ainda pode evitar uma guerra de escolha trágica e completa", disse Austin.
14:44 22.02.2022
Borrell anuncia sanções contra Rússia
Josep Borrell, chefe da política externa da União Europeia (UE), anunciou que os ministros das Relações Exteriores dos Estados-membros restringirão à Rússia o acesso ao mercado de capitais do bloco.
Ele confirmou que elas serão aplicadas não só contra indivíduos e empresas, mas também afetarão as exportações de Donbass e seu setor bancário. Serão sancionados 351 deputados da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, e outros 27 indivíduos e empresas.
No entanto, referiu Borrell, Vladimir Putin, presidente da Rússia, não será sancionado.
14:43 22.02.2022
Ministério das Relações Exteriores da Rússia diz que em breve vai evacuar pessoal da embaixada na Ucrânia
14:34 22.02.2022
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a coletiva de imprensa, 22 de fevereiro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Panorama internacional
Reconhecemos Donbass porque Kiev declarou publicamente que não cumprirá Acordos de Minsk, diz Putin
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала