- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Atletas brasileiros na Ucrânia publicam VÍDEOS pedindo ajuda ao governo do Brasil para sair do país

© REUTERS / Alexander ErmochenkoEmblema do clube de futebol Shakhtar Donetsk junto com a bandeira da República Popular de Donetsk
Emblema do clube de futebol Shakhtar Donetsk junto com a bandeira da República Popular de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2022
Nos siga no
Após o início da operação especial russa em Donbass nesta quinta-feira (24), brasileiros que atuam em clubes de futebol ucranianos ficaram presos no país.
Com a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia nesta quinta-feira (24), o espaço aéreo ucraniano foi fechado, impossibilitando a saída dos brasileiros do país.
Um grupo de doze jogadores aparecem com suas esposas e filhos em um vídeo divulgado nas redes sociais, pedindo ajuda ao governo brasileiro para conseguir sair da Ucrânia e voltar para o Brasil. Os atletas que aparecem no vídeo atuam nos clubes Shakhtar Donetsk e Dinamo de Kiev.

"Estamos todos reunidos aqui, jogadores do Dinamo [de Kiev] e do Shakhtar [Donetsk] com as nossas famílias e a gente está hospedado em um hotel devido a toda a situação. [...] Devido a falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, então não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil e que possam nos ajudar", disse Marlon Santos, jogador do Shakhtar Donetsk.

A esposa de um dos jogadores também se pronunciou no vídeo, explicando que eles não estão conseguindo acessar notícias atualizadas dos acontecimentos, a não ser as provenientes do Brasil e que todos estão reunidos apenas com uma muda de roupas e sem saber "se vai ter comida".

"A gente está se sentindo um pouco abandonado, porque a gente realmente não tem o que fazer, não sabemos o que fazer", disse a esposa de um dos jogadores no vídeo divulgado nas redes sociais.

Jogadores do time Zorya Lugansk, da cidade de Zaporizhzhya, também utilizaram a Internet para pedir ajuda ao governo federal.

"A gente tenta não entrar em pânico, mas está difícil. A gente pede que vocês nos ajudem a compartilhar esse vídeo para o governo do Brasil nos ajudar, tentar assistir a gente, tirar a gente daqui porque não está fácil, estamos começando a entrar em desespero", disse emocionada a esposa de um dos jogadores.

O campeonato nacional de futebol da Ucrânia foi suspenso nesta quinta-feira (24) e os jogadores continuam sem saber o que fazer em meio à crise.

A situação na Ucrânia

Nesta quinta-feira (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, em seu segundo discurso à nação nesta semana, que em resposta ao pedido dos líderes das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) e no âmbito do cumprimento dos acordos sobre amizade e cooperação, ele tomou a decisão de realizar uma operação especial militar.
O líder russo destacou que a ocupação do território ucraniano não está nos planos de Moscou. Segundo informou o Ministério da Defesa da Rússia, as armas de alta precisão russas estão destruindo infraestruturas militares da Ucrânia, bases aéreas, aviação e meios de defesa aérea. Não estão sendo realizados ataques contra cidades ucranianas e não há ameaça para a população civil.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante discurso ao povo em 24 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2022
Panorama internacional
Discurso de Putin sobre início da operação militar em Donbass (VÍDEO)
O presidente da Rússia destacou em sua fala que toda a responsabilidade sobre o possível derramamento de sangue será completamente do regime do território ucraniano.
Em fala à nação, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, anunciou a introdução da Lei Marcial no país a partir da quinta-feira (24), e a medida foi apoiada pela Verkhovnaya Rada, o parlamento ucraniano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала