- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: Moscou está pronta para 2ª rodada de negociações, mas Kiev ganha tempo e se orienta com EUA

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Acessar o banco de imagensMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov durante coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo de Honduras Lisandro Rosales Banegas
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov durante coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo de Honduras Lisandro Rosales Banegas - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2022
Nos siga no
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse mais cedo nesta quarta-feira (2) que a delegação russa vai esperar as contrapartes ucranianas no final do dia em Belarus para iniciar a segunda rodada de negociações bilaterais.
Nesta quarta-feira (2), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que o Ocidente se recusou a cumprir as demandas da Rússia na construção da agenda de segurança europeia.
"A Rússia não permitirá que a Ucrânia adquira arsenais nucleares", disse Lavrov que salientou ainda que terceira guerra mundial seria nuclear e destrutiva.
No tocante à situação na Ucrânia, em entrevista à Al Jazeera, Lavrov disse que Moscou está se preparando para a segunda rodada de negociações com Kiev, mas que o lado ucraniano está se arrastando a mando de Washington.
Ele também disse que "o povo ucraniano escolhe suas autoridades, mas essas devem representar todas as etnias da Ucrânia".
"Estamos prontos para a segunda rodada de negociações, mas o lado ucraniano está ganhando tempo por ordem dos EUA", destacou Lavrov.
Segundo o ministro, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a delegação russa vai esperar os negociadores ucranianos no local das negociações na noite de hoje.
Peskov confirmou anteriormente que o assessor presidencial Vladimir Medinsky continua sendo o principal negociador russo nas negociações da Rússia com a Ucrânia.
Enquanto o presidente norte-americano Joe Biden, em entrevista coletiva declarou que a Rússia estaria "isolada do mundo mais do que nunca", o representante do Kremlin afirmou que o país "tem muitos amigos, e não dá para isolá-lo".
Ainda segundo o ministro, a Rússia estava pronta para as sanções, mas não esperava que tais medidas fossem atingir atletas, jornalistas e representantes do setor cultural do país.
"O Ocidente se recusou a cumprir nossas exigências em relação à formação de uma nova arquitetura da segurança europeia."
A Crimeia é parte da Federação da Rússia, isso é um fato que não pode ser disputado, ressaltou o ministro do Exterior.
A Rússia começou a operação militar especial de "desmilitarização e desnazificação" da Ucrânia, em 24 de fevereiro, por ordem do presidente Vladimir Putin, após ter reconhecido oficialmente a independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk. O passo da Rússia provocou uma onda de sanções dos países ocidentais contra Moscou em todos os setores.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала