Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação... 11.03.2022, Sputnik Brasil
tensão na ucrânia, operação militar, rússia, república popular de donetsk, república popular de lugansk, новый онлайн для белой редактуры, europa
tensão na ucrânia, operação militar, rússia, república popular de donetsk, república popular de lugansk, новый онлайн для белой редактуры, europa
Nos siga no
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".
Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalalções da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Os militares russos também organizam corredores humanitários para população civil que foge da violência dos neonazistas e nacionalistas.
Ao mesmo tempo, já foram realizadas quatro rodadas de negociações entre Moscou e Kiev, por enquanto sem resultados significativos.
Deutsche Bank anuncia fechamento de negócios na Rússia
Um dos maiores bancos alemães, o Deutsche Bank anunciou o fechamento de seus negócios na Rússia em meio à operação militar deste último na Ucrânia.
"Como alguns de nossos concorrentes internacionais, atualmente estamos fechando nossos negócios restantes [na Rússia] de acordo com os requisitos legais e regulatórios", disse o banco em comunicado na sexta-feira (11).
O Deutsche Bank acrescentou que não se juntaria a novos projetos na Rússia.
22:05 11.03.2022
Chefe do Instagram condena decisão russa de bloquear rede social
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, condenou a decisão russa de bloquear a rede social pela decisão de Meta de permitir a publicação de apelos à violência contra soldados russos no contexto da operação militar na Ucrânia.
Após as polêmicas declarações de Meta, as autoridades russas decidiram bloquear o Instagram a partir de segunda-feira (14).
"Na segunda-feira [14], o Instagram será bloqueado na Rússia. Esta decisão cortará 80 milhões na Rússia uns dos outros e do resto do mundo, já que 80% das pessoas na Rússia seguem uma conta do Instagram fora de seu país. Isso está errado", escreveu Mosseri em sua página no Twitter.
21:11 11.03.2022
ONU não tem mandato para investigar programas biológicos na Ucrânia
A Organização das Nações Unidas (ONU) não tem mandato para realizar uma investigação sobre programas biológicos na Ucrânia, mas vai acompanhar a questão "de muito perto", disse o porta-voz do órgão, Stéphane Dujarric.
20:19 11.03.2022
EUA não detectaram nenhum sinal de liberação radiológica na Ucrânia
19:49 11.03.2022
Moscou rechaça declarações de Kiev de que central nuclear de Chernobyl oferece perigo após tomada russa
18:51 11.03.2022
Ministro de Defesa da Venezuela repudia as sanções contra a Rússia
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, repudiou na sexta-feira (11) as sanções econômicas são aplicadas à Rússia.
"Os conflitos no mundo não se resolvem assim, por isso rejeitamos, como rejeitamos o ataque contra a Venezuela, o ataque de sanções que está sendo aplicado aos países no meio de todo esse conflito que estamos vivenciando no últimas semanas", disse o ministro referindo-se às sanções que os EUA e a União Europeia estão aplicando contra a Rússia e Belarus pela operação militar na Ucrânia.
18:41 11.03.2022
Washington autoriza atividades relacionadas a projetos humanitários em Donetsk e Lugansk
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC, na sigla em inglês) anunciou que emitiu uma licença autorizando certas transações com organizações não governamentais na República Popular de Donetsk e na República Popular de Luhansk relacionados a projetos humanitários.
18:23 11.03.2022
Tesouro dos EUA adiciona mais de 50 cidadãos e entidades da Rússia em lista de sanções
18:20 11.03.2022
Putin e Lukashenko concordam que crise na Ucrânia pode ser resolvida 'a qualquer momento se Kiev desejar'
Forças de Defesa da Estônia dizem que soldados dinamarqueses chegaram ao país para se juntar às tropas da OTAN
Tropas dinamarquesas chegaram na sexta-feira (11) à Base Aérea de Amari, perto de Tallinn, para se juntar ao Grupo de Batalha da OTAN no país, disseram as Forças de Defesa da Estônia.
"Um total de cerca de 150 soldados dinamarqueses [...] chegaram hoje [11] à Base Aérea de Amari. Além deles, cerca de 70 especialistas em logística militar e policiais militares [também chegaram] [...]", disseram os militares estonianos em comunicado.
17:13 11.03.2022
Departamento de Estado dos EUA diz que combatentes sírios na Ucrânia representariam 'maior escalada' da crise
Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse que se os relatos de que combatentes estrangeiros sírios podem se juntar às tropas russas na Ucrânia forem verdadeiros, isso levaria a uma maior escalada no conflito.
"Vimos esses relatórios, vimos os comentários de [Vladimir] Putin sobre combatentes estrangeiros sírios, se for verdade, isso representaria uma escalada ainda maior", disse Price durante coletiva de imprensa.
16:51 11.03.2022
Estados Unidos sancionam a esposa e os filhos adultos do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov
"Também estamos designando 12 membros da Duma de Estado russa, que lideraram o esforço para reconhecer as chamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como a esposa e os filhos adultos do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, em entrevista coletiva hoje (11).
16:37 11.03.2022
Pentágono diz que não há expectativa de que chamada entre Lloyd Austin e Sergei Shoigu aconteça tão cedo
O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, disse nesta sexta-feira (11) que não houve conversas telefônicas entre o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e que ele não espera que tal ligação ocorra em futuro próximo.
15:51 11.03.2022
Outra remessa de sistemas de segurança está a caminho da Ucrânia, diz funcionário de defesa dos EUA
Os Estados Unidos continuam enviando sistemas de segurança para a Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia. Segundo um alto funcionário de defesa dos EUA, outro carregamento estará a caminho da Europa nas próximas 24 horas.
"Continuaremos a enviar recursos para a Ucrânia o mais rápido quanto pudermos", disse o funcionário durante uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (11).
14:19 11.03.2022
Líderes da UE concordam em intensificar o investimento em defesa e a coordenação
"Para defender a Europa, precisaremos de forças e capacidades diferentes. Serão necessários investimentos adicionais significativos em Defesa e fico feliz com o fato de alguns líderes terem anunciado medidas ambiciosas para aumentar os gastos nesse setor [...] mas precisamos evitar a fragmentação, assim, precisamos de uma abordagem coordenada", disse Ursula von der Ley, chefe da Comissão Europeia hoje (11).
Von der Leu acrescentou que o bloco europeu instruiu a Comissão Europeia a preparar até meados de maio uma análise do que está faltando em termos de investimento no setor de defesa, bem como as formas dos líderes para superar esses problemas.
14:13 11.03.2022
EUA recusam inspeção internacional de seus laboratórios biológicos
Os Estados Unidos recusam inspeção internacional em laboratórios biológicos ligados aos EUA em todo o mundo, o que significa que pode ter algo a esconder, disse o embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, nesta sexta-feira (11).
Colocar [os Estados Unidos] sob verificação internacional é algo que eles estão se recusando categoricamente a fazer. Eles bloquearam desde 2001 um protocolo legalmente vinculante sob a Convenção de Armas Biológicas para criação de um mecanismo de verificação eficaz para garantir o cumprimento. E isso pode nos levar a pensar que Washingon tem algo a esconder", afirmou o embaixador durante reunião do Conselho de Segurança da ONU.
13:51 11.03.2022
Zelensky conversa com Biden sobre a situação na Ucrânia e as sanções contra Rússia
"Biden destacou como os Estados Unidos continuarão a aumentar a assistência econômica, humanitária e de segurança na Ucrânia. Ele também atualizou o presidente Zelensky sobre as ações que o governo está tomando hoje [11] em coordenação com o G7 e a EU para aumentar ainda mais os custos para a Rússia", disse a Casa Branca sobre a ligação em comunicado.
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.