Duas instituições da Rússia são vandalizadas em Berlim
© REUTERSPessoas junto de monumento de pedra comemorando a Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados) no Parque Treptower em Berlim, Alemanha, 8 de março de 2022
© REUTERS
Nos siga no
A Casa da Ciência e Cultura Russa e a Escola Lomonosov Germano-Russa foram ambas atacadas na capital da Alemanha, fazendo parte da onda de russofobia desencadeada pela operação especial da Rússia na Ucrânia.
A Casa da Ciência e Cultura Russa em Berlim, Alemanha, foi vandalizada, relatou a organização nesta sexta-feira (11) à Sputnik.
"Na entrada estavam inscrições em alemão. Elas foram lavadas de imediato. A polícia foi informada do incidente", explicou representante da Casa da Ciência e Cultura Russa.
A polícia da capital alemã já respondeu ao incidente.
"A polícia pediu dados das câmeras de vigilância", indicou a assessoria de imprensa do órgão.
Segundo o jornal Berliner Zeitung, o caso aconteceu na quinta-feira (10) de manhã, e a inscrição dizendo "Assassinos" foi colocada em uma das colunas da área de entrada.
Os policiais de Berlim também revelaram que a entrada do ginásio da Escola Lomonosov Germano-Russa em Berlim foi incendiada na última madrugada, sem que tenham havido vítimas.
Depois que hoje [11] de manhã desconhecidos incendiaram a entrada do ginásio em Martsan, o Departamento de Segurança Nacional da polícia está averiguando na Agência da Polícia Criminal de Berlim. Um pedestre atento chamou bombeiros e policiais ao Beco de Cosmonautas cerca das 03h20 [horário local, 23h20, no horário de Brasília] de madrugada, quando notou fumaça no ginásio da instituição educacional", disse a assessoria de imprensa à Sputnik.
Alarmados, os funcionários da polícia então tentaram extinguir as chamas sozinhos antes da chegada dos bombeiros da cidade, continuou ele.
"Como resultado do incêndio, que, de acordo com dados da atual investigação, foi ateado por desconhecidos usando um dispositivo incendiário, o material do prédio foi danificado. Não houve vítimas. As investigações estão em processo", explicaram os policiais.
Desde o começo da operação especial russa na Ucrânia que o Ocidente tem imposto uma vasta gama de sanções à Rússia. Além delas, tem se espalhado uma onda de sentimento russofóbico, que inclui restrições e ataques a indivíduos e organizações russos nos países ocidentais.