- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN decide continuar fora do espaço aéreo e do território da Ucrânia, diz Stoltenberg

© REUTERS / Johanna GeronEm Bruxelas, na Bélgica, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, participa de reunião da aliança em 16 de março de 2022.
Em Bruxelas, na Bélgica, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, participa de reunião da aliança em 16 de março de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2022
Nos siga no
Em declaração nesta quarta-feira (16), o secretário-geral da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, afirmou que os ministros da Defesa dos países-membros da aliança concordaram em continuar o apoio à Ucrânia, inclusive na esfera militar.
Apesar da decisão conjunta em seguir com a ajuda "significativa" a Kiev — militar, humanitária e financeira — os integrantes da organização acordaram em continuar fora do território e do espaço aéreo do país.
Ainda segundo a declaração do secretário-geral, os países da OTAN devem preparar propostas para reforçar sua presença no Leste Europeu. As medidas para fortalecer as capacidades de defesa da aliança serão discutidas em uma cúpula extraordinária no dia 24.

"Na semana que vem os aliados, chefes de Estado e governos se encontrarão para uma cúpula extraordinária [...]. Vamos discutir tanto nossa resposta imediata quanto as mudanças que temos que fazer em termos de segurança", afirmou Stoltenberg.

© Sputnik / Vladimir TrefilovBandeiras da Rússia e dos EUA com logotipo da OTAN ao fundo.
Bandeiras da Rússia e dos EUA com o logotipo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ao fundo - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2022
Bandeiras da Rússia e dos EUA com logotipo da OTAN ao fundo.
O secretário-geral disse ainda que as proposições para fortalecer a presença militar no Leste Europeu serão apresentadas na cúpula da organização que será realizada em Madri, em junho.

"Hoje ordenamos nossos comandantes militares a desenvolver opções em todos os domínios — terra, ar, mar, ciberespaço e espaço. Em terra, nossa nova postura deve incluir substancialmente mais forças na porção oriental da aliança em maior nível de prontidão", acrescentou.

Os membros da OTAN têm apoiado intensamente a Ucrânia com armamento e treinamento desde o início da operação militar russa. Eles têm enviado tropas aos países do Leste Europeu e prestado suporte financeiro para equipamento bélico.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала