Piloto morre em acidente com jato M-346 na Itália (VÍDEO)
12:32 17.03.2022 (atualizado: 14:15 17.03.2022)
© AP Photo / Polícia de ItáliaPolícia e corpo de bombeiros de Milão operam no local da queda de um avião menor que vitimou oito pessoas, incluindo uma criança, em 3 de outubro de 2021.
© AP Photo / Polícia de Itália
Nos siga no
Um piloto morreu e outro ficou ferido após a queda de um jato de treinamento avançado italiano M-346 Master na tarde da última quarta-feira (16).
A aeronave, fabricada pela empresa Leonardo, caiu no topo do monte Legnone, na província de Lecco, ao norte da Itália. O M-346 havia decolado da planta da fabricante, em Venegono.
No momento do acidente, o avião estava realizando um voo de testes em espaço aéreo restrito. Os dois pilotos conseguiram ejetar, porém o instrutor britânico Dave Ashley, de 50 anos, foi encontrado morto no local.
O outro tripulante, o italiano Giampaolo Goattin, 53 anos, foi resgatado de helicóptero com politraumatismo e levado para um hospital da região.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a aeronave tinha a matrícula MM55218 e estava destinada à força aérea de outro país. Os pilotos estariam fazendo um voo de pré-entrega.
Em nota, a Leonardo diz que "o plano de voo incluía ensaios destinados a demonstrar capacidades específicas que haviam sido testadas em vários voos já realizados no passado".
© REUTERS / Giampiero SpositoEquipe de acrobacias aéreas da Força Aérea Italiana desenha bandeira italiana no início do Grand Prix da Fórmula 1 em Monza, norte da Itália (imagem referencial).
Equipe de acrobacias aéreas da Força Aérea Italiana desenha bandeira italiana no início do Grand Prix da Fórmula 1 em Monza, norte da Itália (imagem referencial).
© REUTERS / Giampiero Sposito
A companhia lamentou a morte do piloto e informou que as causas do acidente estão sendo investigadas.
O M-346 Master é um jato bimotor de treinamento avançado, originalmente desenvolvido pela Alenia Aermacchi. Ele foi adquirido por dez países.
Apesar de ser projetado para formação de novos aviadores de combate, a Leonardo também comercializa a variante M-346FA (Fighter Attack), com sete pontos duros (partes para instalação de cargas externas) para levar armamentos como mísseis, sensores e bombas inteligentes.
O M-346FA também porta o radar multimodo Grifo-M346, similar ao Grifo-F BR usado nos caças F-5EM/FM Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB).