Presidente sérvio denuncia política de padrão duplo do Ocidente em relação à Iugoslávia e Ucrânia
Nos siga no
Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, ressaltou nesta sexta-feira (18) a política de padrão duplo que marca o discurso do Ocidente no que se refere à antiga Iugoslávia e à atual Ucrânia.
"Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia: esta é a posição clara da Sérvia", disse o mandatário, citado por mídias locais.
"Mas sabem o que não está claro para a gente na Sérvia? Como é que vocês, na União Europeia e no Ocidente, com esta lavagem ao cérebro, não se lembram do ocorrido em 1999?", perguntou o presidente, destacando que agora a mídia ocidental mostra "carrinhos sem crianças" na Ucrânia, algo que não fizeram durante o bombardeio da OTAN na Iugoslávia de 1999.
Vucic sublinhou que muitas pessoas "estão agora confundidas sobre quem foi a vítima e quem violou o direito internacional".
Além do mais, o chefe de Estado lembrou que a Rússia nunca impôs sanções à Sérvia e sempre tem apoiado Belgrado em áreas internacionais, o que inclui o não reconhecimento do Kosovo.
Conforme suas palavras, em negociações com parceiros ocidentais, ele prometeu que Belgrado vai apoiar a paz na região e não intervir nos acontecimentos na Ucrânia. Ao mesmo tempo, Vucic deixou claro que não fez tais promessas no que respeita às sanções contra a Rússia.