- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Parte da economia europeia entrará em colapso', diz CEO da TotalEnergies ao defender gás russo

© REUTERS / Benoit TessierVista da sede da TotalEnergies, no distrito comercial de La Defense, em Paris, na França, em 28 de julho de 2021.
Vista da sede da TotalEnergies, no distrito comercial de La Defense, em Paris, na França, em 28 de julho de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2022
Nos siga no
Não há substitutos para o gás russo na Europa e parte da economia europeia entrará em colapso sem o combustível, afirmou Patrick Pouyanne, CEO da empresa francesa de petróleo e gás TotalEnergies, nesta quarta-feira (23).
O executivo anunciou, ontem (22), que a companhia deixará de comprar petróleo e derivados da Rússia devido à situação na Ucrânia, mas explicou por que considera o gás do país imprescindível.

"Conheço a maneira de substituir o petróleo russo e o diesel, mas o gás não sei como fazer. Se eu decidir interromper as exportações de gás russo, não sei o que pode substituí-lo. Sem o gás russo, uma parte da economia europeia entrará em colapso. O gás é importante para a Europa", disse Pouyanne à rádio RTL.

Segundo ele, se o continente encerrar por completo a importação de gás da Rússia, enfrentará sérios problemas no inverno de 2023.
O CEO destacou ainda que, não só a TotalEnergies pretende continuar no segmento, como rivais de negócios da empresa mantêm suas operações no país devido a obrigações contratuais.

"Não, não vou fazer isso [se retirar completamente do mercado russo] e vou explicar o porquê. Hoje não tenho nenhuma operação na Rússia, mas tenho investimentos em fábricas de quase 13 bilhões de dólares [cerca de R$ 63,6 bilhões]. Mas não se trata do dinheiro, trata-se do fato de que essas usinas continuarão operando independentemente da minha retirada, e os russos são bons em gerenciar usinas", contou Pouyanne à emissora.

Aeroporto Internacional de Cabo Frio cresce impulsionado pelas operações do setor de petróleo e gás, principalmente da Petrobras. - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2022
Notícias do Brasil
Como a crise do petróleo pode impactar no Brasil?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала