Presidente Vucic se reelege na Sérvia e garante manter 'parceria e relações amistosas' com Rússia
17:38 03.04.2022 (atualizado: 19:33 04.04.2022)
© AFP 2023 / -Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, vota em escola de Belgrado, durante as eleições gerais de 3 de abril de 2022.
© AFP 2023 / -
Nos siga no
O presidente sérvio Aleksandar Vucic venceu em primeiro turno as eleições do país e se reelegeu para um segundo mandato ao conquistar cerca de 60% dos votos em pleito realizado neste domingo (3).
Em seu discurso de vitória, Vucic ressaltou que foi "o primeiro a vencer duas vezes em primeiro turno" na Sérvia.
"Consegui 59,9% a 60,1% [dos votos]. Agora ganhei cerca de 2.245.000 votos no primeiro turno", disse Vucic a seus apoiadores, no momento em que havia aproximadamente 85% dos votos apurados.
O presidente também destacou que o país continuará mantendo relações amistosas e de parceria com a Rússia.
"Posso prometer a vocês que não jogaremos fora Dostoiévski nas escolas nem Tchaikovski na ópera. A Sérvia tentará manter uma parceria e relações amistosas com a Rússia", disse Vucic, reiterando a neutralidade de Belgrado em relação às alianças militares e que "esta política vai continuar".
© Sputnik / HOST PHOTO AGENCY / Acessar o banco de imagensSoldados da Sérvia marchando na parada dos 75 anos da Vitória, na Praça Vermelha, em Moscou.
Soldados da Sérvia marchando na parada dos 75 anos da Vitória, na Praça Vermelha, em Moscou.
© Sputnik / HOST PHOTO AGENCY
/ Segundo ele, embora a Sérvia esteja no caminho europeu e tenha boas relações na região, "não deve perder as tradicionais relações amistosas".
"O impacto da crise ucraniana nos resultados das eleições foi enorme. A Sérvia mudou drasticamente para a 'direita'", afirmou Vucic na sede de seu partido.
O presidente sérvio também comemorou o fato de sua legenda, o Partido Progressista Sérvio, ter obtido mais de 40% do apoio dos eleitores, o que lhe permitirá formar um novo governo.