Zelensky pode oferecer alívio de sanções à Rússia pela paz, dizem EUA
20:56 03.04.2022 (atualizado: 01:01 04.04.2022)
© AP Photo / Hamish BlairO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa da conferência de imprensa dos ministros das Relações Exteriores do Quad em Melbourne, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
© AP Photo / Hamish Blair
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que Washington "permitirá" o levantamento de sanções contra Moscou para ajudar a Ucrânia a negociar o fim da operação especial da Rússia.
De acordo com as declarações de Antony Blinken neste domingo (3), Vladimir Zelensky recebeu um "sinal verde" de Washington para oferecer à Rússia o alívio das sanções internacionais em troca do fim das ofensivas militares.
O secretário de Estado dos EUA comentou a oferta diplomática em uma entrevista à NBC News. Ele também disse que Zelensky tem a capacidade de negociar o alívio das sanções pela paz. "Vamos ver o que a Ucrânia está fazendo e o que quer fazer", afirmou.
"E se [Kiev] concluir que pode acabar com esta guerra, parar a morte e a destruição e continuar a afirmar sua independência e sua soberania e, em última análise, isso requerer o levantamento de sanções, é claro que permitiremos isso", disse o secretário de Estado norte-americano.
Em seguida, Blinken reforçou que as sanções visam influenciar e enfraquecer o comportamento da Rússia na mesa de negociações. Ele ainda ignorou as sugestões do apresentador da NBC, Chuck Todd, de que agora não é hora de negociar concessões à Rússia.
O secretário de Estado norte-americano também rejeitou a afirmação de Todd de que o presidente russo não deveria permanecer no poder, dizendo que o futuro de Vladimir Putin depende do povo russo.