- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-funcionários da Sputnik Meedia são detidos na Estônia e estão incomunicáveis

© AFP 2023 / Heiki RebaneEm Tallin, capital da Estônia, um cordão da polícia isolado uma área do Ministério da Defesa após um incidente no local, em 11 de agosto de 2011
Em Tallin, capital da Estônia, um cordão da polícia isolado uma área do Ministério da Defesa após um incidente no local, em 11 de agosto de 2011 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2022
Nos siga no
Dois ex-funcionários da Sputnik Meedia, agência criada por ex-jornalistas da Sputnik Estônia, foram detidos no país por suspeita de violação de sanções internacionais, segundo a mídia local.
Pessoas próximas dos detidos, ouvidas pela Sputnik, afirmam que não foi possível contatar Elena Cherysheva e Mati-Dmitri Terestal após horas de procura. Conforme publicou o portal Delfi, o governo da Estônia suspeita que ambos violaram sanções internacionais. Segundo o procurador local Taavi Pern afirmou ao portal, uma investigação criminal foi aberta para investigar o caso.
De acordo com as investigações, ambos teriam repassado dinheiro supostamente vindo da Rússia a um indivíduo sancionado e que, ainda segundo as alegações, seguiu administrando a Sputnik Meedia após as sanções impostas pela União Europeia (EU).
© Sputnik / Aleksei MaishevMicrofone com logotipo da Sputnik.
Microfone com logotipo da Sputnik - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2022
Microfone com logotipo da Sputnik.
No início de março, a Sputnik Meedia anunciou seu fechamento após pressões e restrições de bancos e autoridades no país, assim como ameaças contra seus funcionários.
Cherysheva, editora-chefe da plataforma, disse à época que os salários dos funcionários da empresa estavam há pelo menos um ano congelados por bancos no país. A medida seria baseada em acusações de "lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e venda ilegal de álcool". Além disso, recentemente diversos meios de comunicação se recusaram a colaborar com o portal e ameaças contra funcionários foram registradas.
A Sputnik Meedia foi criada por ex-funcionários da Sputnik Estônia, fechada há dois anos devido a ameaças da polícia local. A Sputnik Estônia funcionou ao longo de quatro anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала