Lituânia organizará treinamento militar para soldados ucranianos
12:07 10.04.2022 (atualizado: 06:20 12.04.2022)
© AP Photo / Ministério da Defesa Nacional da LituâniaNesta foto fornecida pelo Ministério da Defesa Nacional da Lituânia, soldados noruegueses do batalhão de presença avançada da OTAN posam em um avião militar ao chegarem a um aeroporto em Kaunas, Lituânia, domingo, 27 de fevereiro de 2022
© AP Photo / Ministério da Defesa Nacional da Lituânia
Nos siga no
Através do comandante de suas Forças Armadas, o país do Leste Europeu comunica que treinará soldados ucranianos em "um futuro próximo" e agradece o apoio dos EUA por implantar bases militares permanentes no flanco oriental da OTAN.
Os militares lituanos vão treinar ucranianos no manuseamento de armas que fazem parte do arsenal da OTAN, anunciou o comandante das Forças Armadas da Lituânia, tenente-general Valdemaras Rupsys, neste domingo (10).
"Vamos organizar treinamento militar para soldados ucranianos aqui na Lituânia em um futuro próximo", disse Rupsys após se reunir com o general James C. McConville, chefe do Exército dos EUA.
Durante uma conferência de imprensa, Rupsys assegurou que Vilnius está "pronta para formar" instrutores ucranianos, prepará-los para trabalhar com os equipamentos e armas que as Forças Armadas da nação báltica possuem. A Lituânia faz parte da OTAN desde 2004.
"Esta preparação é essencial para suas operações na Ucrânia", ressaltou.
O tenente-geral ainda disse que o país está buscando fortalecer a capacidade de combate de seu Exército e agradeceu a Washington por apoiar a implantação de bases militares permanentes no flanco oriental da OTAN, incluindo sua própria nação.
© AP Photo / Mindaugas KulbisO presidente do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, cumprimenta soldados do Exército dos EUA, no Campo de Treinamento em Pabrade, a cerca de 60 km ao norte da capital Vilnius, Lituânia, 6 de março de 2022
O presidente do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, cumprimenta soldados do Exército dos EUA, no Campo de Treinamento em Pabrade, a cerca de 60 km ao norte da capital Vilnius, Lituânia, 6 de março de 2022
© AP Photo / Mindaugas Kulbis
"Estamos gratos por esta posição, já estamos fazendo esforços para criar as condições certas para envio de tropas dos EUA", disse Rupsys.