'Monstro astronômico' é revelado em galáxia pelo Hubble (FOTO)
© Foto / ESA/Hubble & NASA, A. Riess et al.Utilizando a câmera WFC3, o Telescópio Espacial Hubble registrou uma imagem da galáxia espiral NGC 7329, que está localizada na constelação de Tucano

© Foto / ESA/Hubble & NASA, A. Riess et al.
Nos siga no
O Telescópio Espacial Hubble flagrou uma galáxia espiral barrada, conhecida como M91, localizada a aproximadamente 55 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cabeleira de Berenice.
Contudo, desta vez, o Hubble flagrou algo mais, já que esta galáxia escondia em seu centro uma monstruosidade astronômica, um buraco negro com uma massa entre 9,6 e 38 milhões de vezes a do Sol.
A observação faz parte de um estudo para descobrir as conexões entre as estrelas jovens e as nuvens de gás frio de que são formadas.
© Foto / ESA/Hubble & NASA, J. Lee e a equipe PHANGS-HSTO Telescópio Espacial Hubble flagrou uma galáxia espiral barrada, conhecida como M91, localizada a aproximadamente 55 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cabeleira de Berenice

O Telescópio Espacial Hubble flagrou uma galáxia espiral barrada, conhecida como M91, localizada a aproximadamente 55 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cabeleira de Berenice
© Foto / ESA/Hubble & NASA, J. Lee e a equipe PHANGS-HST
Galáxias espirais barradas são galáxias com uma estrutura central em forma de barra, composta de estrelas. Elas constituem aproximadamente a metade de todas as galáxias.
Geralmente, estas galáxias afetam os movimentos das estrelas e do gás interestelar nas galáxias espirais, bem como os braços espirais.
Vale lembrar que a Via Láctea, onde o Sistema Solar está localizado, também é uma galáxia espiral barrada.