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Cientistas descobrem 1ª evidência de calendário maia de 260 dias já encontrado (FOTOS)
Cientistas descobrem 1ª evidência de calendário maia de 260 dias já encontrado (FOTOS)
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Arqueólogos da Guatemala descobriram as primeiras evidências inequívocas de um calendário sagrado maia entre os fragmentos de um antigo mural mesoamericano. 14.04.2022, Sputnik Brasil
2022-04-14T14:20-0300
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Em um pequeno fragmento de mural que uma vez adornou a parede de um templo, traços da cabeça de um animal podem ser vistos sob um ponto preto e uma linha contínua – símbolos representando "7 cervo", um dos 260 dias do calendário.De acordo com a Science Alert, outros registros históricos deste calendário sagrado já foram encontrados na América Central, mas se provaram muito difíceis de datar com precisão.A descoberta é um exemplo muito raro de um claro dia hieroglífico do ano, que foi escrito em algum momento entre 200 e 300 a.C., de acordo com a análise de radiocarbono.Mais de mil anos mais velho que outros hieróglifos de calendário encontrados em outras partes da Guatemala, os pesquisadores suspeitam que o calendário estava em uso muito antes desta data ser escrita dado o quão "madura" a inscrição parece ser.A data 7 cervo foi encontrada entre centenas de outros fragmentos nas fundações da pirâmide Las Pinturas, localizada em San Bartolo, Guatemala. A pirâmide é o lar de várias camadas da história maia, que remonta a aproximadamente 800 a.C.Debaixo da pirâmide estão várias outras estruturas que já estiveram em seu lugar. Em 2005, escavações abaixo da quinta camada de construção revelaram restos de paredes de gesso, pintadas com hieróglifos, as primeiras evidências de escrita hieroglífica na região maia.A descoberta recente só reforça os apelos para que os murais pintados de San Bartolo sejam classificados como Patrimônio Cultural. Os fragmentos de gesso pintado provavelmente fizeram parte de um mural de parede, com algumas superfícies cobertas com tintas misturadas e coloridas e outras marcadas por linhas pretas.Calendário maiaOs maias são conhecidos por seguirem um calendário sagrado de 260 dias, que ainda hoje é usado por algumas comunidades indígenas. Dias individuais neste calendário são nomeados de 1 a 20 em uma ordem definida e se repetem 13 vezes por ano. O dia 7 cervo, por exemplo, é seguido por um dia 8 coelho, um dia 9 água e um dia 10 cachorro. O fragmento superior é um hieróglifo que mostra claramente a cabeça de um cervo. Acima dessa cabeça, emoldurada por um fundo simples, está uma barra e ponto número 7. O fragmento inferior, que fica logo abaixo do calendário, inclui outro hieróglifo de significado não descrito. O alinhamento vertical sugere fortemente que a data acima está agindo como uma espécie de legenda para o que vem abaixo.Talvez o cervo represente um nome, já que às vezes os maias eram nomeados após eventos do calendário (como os nomes April ou August em inglês). Os pesquisadores, no entanto, suspeitam que é mais provável que seja uma data.
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Cientistas descobrem 1ª evidência de calendário maia de 260 dias já encontrado (FOTOS)
Arqueólogos da Guatemala descobriram as primeiras evidências inequívocas de um calendário sagrado maia entre os fragmentos de um antigo mural mesoamericano.
Em um pequeno fragmento de mural que uma vez adornou a parede de um templo, traços da cabeça de um animal podem ser vistos sob um ponto preto e uma linha contínua – símbolos representando "7 cervo", um dos 260 dias do calendário.
De
acordo com a Science Alert, outros registros históricos deste calendário sagrado já foram encontrados na América Central, mas
se provaram muito difíceis de datar com precisão.
A descoberta é um exemplo muito raro de um claro dia hieroglífico do ano, que foi escrito em
algum momento entre 200 e 300 a.C., de acordo com a
análise de radiocarbono.
Mais de mil anos mais velho que outros hieróglifos de calendário encontrados em outras partes da Guatemala, os pesquisadores suspeitam que o calendário estava em uso muito antes desta data ser escrita dado o quão "madura" a inscrição parece ser.
"As evidências agora sugerem que não podemos mais destacar uma região da Mesoamérica, como Oaxaca, como 'o' ponto de origem para inscrições ou registros de calendário", escrevem os autores do estudo.
A data 7 cervo foi encontrada entre
centenas de outros fragmentos nas fundações da pirâmide Las Pinturas, localizada em San Bartolo, Guatemala. A pirâmide é o lar de várias camadas da história maia, que
remonta a aproximadamente 800 a.C.
Debaixo da pirâmide estão várias outras estruturas que já estiveram em seu lugar. Em 2005, escavações abaixo da quinta camada de construção revelaram restos de paredes de gesso, pintadas com hieróglifos, as primeiras evidências de escrita hieroglífica na região maia.
A descoberta recente só reforça os apelos para que os murais pintados de San Bartolo sejam classificados como Patrimônio Cultural. Os fragmentos de gesso pintado provavelmente
fizeram parte de um mural de parede, com algumas
superfícies cobertas com tintas misturadas e coloridas e outras marcadas por linhas pretas.
Os maias são conhecidos por seguirem um
calendário sagrado de 260 dias, que ainda hoje é usado por algumas
comunidades indígenas. Dias individuais neste calendário são nomeados de 1 a 20 em uma ordem definida e se repetem 13 vezes por ano.
O dia 7 cervo, por exemplo, é seguido por um dia 8 coelho, um dia 9 água e um dia 10 cachorro. O fragmento superior é um hieróglifo que mostra claramente a cabeça de um cervo. Acima dessa cabeça, emoldurada por um fundo simples, está uma barra e ponto número 7.
O fragmento inferior, que fica logo abaixo do calendário, inclui outro hieróglifo de significado não descrito. O alinhamento vertical sugere fortemente que a data acima está agindo como uma espécie de legenda para o que vem abaixo.
Talvez o cervo represente um nome, já que
às vezes os maias eram nomeados após eventos do calendário (como os nomes April ou August em inglês). Os pesquisadores, no entanto, suspeitam que é
mais provável que seja uma data.
"O calendário de 260 dias tem sido um elemento-chave nas definições tradicionais da Mesoamérica como uma região cultural, e sua persistência em muitas comunidades até os dias atuais é um testemunho de sua importância na vida religiosa e social", escrevem os arqueólogos.