Novos planos europeus envolvem caças F-35 com bombas nucleares dos EUA, revela OTAN
© Foto / Escritório do Programa Conjunto do F-35Caça F-35A testa lançamento de bombas próximo a base da Força Aérea dos EUA
Nos siga no
A OTAN revelou que os novos planos europeus incluem bombas nucleares dos EUA "compartilhadas" com seus aliados e que serão implantadas nos caças F-35.
Os planos revelados podem justificar a compra dos caças F-35 pelos aliados europeus, que estariam se preparando para colocar em prática o programa de "compartilhamento nuclear" da OTAN, liderado pelos EUA.
"Estamos nos movendo de maneira veloz e furiosa para modernizar os F-35 e incorporá-los em nosso planejamento e em nossos exercícios e coisas deste tipo à medida que capacidades essas ficam conectadas", afirmou Jessica Cox, diretora da direção da política nuclear da OTAN.
Cox também revelou os EUA esperam que, até o final desta década, a maioria de seus aliados possuam caças F-35, que apoiariam as missões de compartilhamento nuclear futuramente.
Destaquemos que atualmente a Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Itália e Turquia abrigam aproximadamente 150 armas nucleares dos EUA, como a bomba B-61, que pode ser transportada pelos caças F-16.