- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Órgão de investigação russo abre inquérito para apurar falsas acusações contra o país sobre Bucha

© REUTERS / Zohra BensemraSoldados ucranianos em tanque durante a operação da Rússia na Ucrânia em Bucha, na região de Kiev, Ucrânia, 2 de abril de 2022.
Soldados ucranianos em tanque durante a operação da Rússia na Ucrânia em Bucha, na região de Kiev, Ucrânia, 2 de abril de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2022
Nos siga no
O Comitê de Investigação da Rússia (principal autoridade investigativa do país) instaurou um processo criminal sobre desinformação lançada contra as Forças Armadas do país, ligada a relatos de supostos assassinatos de civis na cidade ucraniana de Bucha, segundo informou o periódico do comitê nesta sexta-feira (15).
No início do mês, a mídia ocidental e a ucraniana lançaram uma campanha de difamação acusando tropas russas de assassinatos em massa de civis em Bucha, uma cidade perto de Kiev, deixada pelos militares russos após as negociações de Istambul no fim de março.
O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, chamou as supostas evidências apresentadas de "falsificações" e afirmou que as forças radicais ucranianas têm cometido abusos contra civis e prisioneiros de guerra em territórios não controlados pela Rússia.
Imagem mostra corpos nas ruas de Bucha, na Ucrânia, alguns com as mãos amarradas por pano branco, em 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2022
Panorama internacional
'Conto da Carochinha'? Por que a versão ucraniana sobre 'massacre' em Bucha é inconsistente
"O Comitê de Investigação da Rússia abriu um processo criminal com base no artigo 207.3 do Código Penal russo (divulgação pública de informações deliberadamente falsas sobre as ações das Forças Armadas russas)", informou a publicação hoje (15).
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia, depois que as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) pediram ajuda para se defender de ataques ucranianos.
A Rússia disse que o objetivo de sua operação é "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia" e que apenas a infraestrutura militar está sendo visada.
Uma semana depois, a Rússia introduziu uma lei impondo pena de prisão de até 15 anos para quem espalhar intencionalmente notícias falsas sobre os militares.
Em Washington, a bandeira da Rússia é vista diante do prédio da embaixada russa na capital dos Estados Unidos, em 15 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2022
Panorama internacional
Embaixada russa insta EUA a interromperem 'campanha de desinformação em curso'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала