DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astronautas chineses passam 6 meses no Espaço e retornam à Terra com sucesso (FOTOS)

© AFP 2023 / CCTVCaptura de tela feita a partir de um vídeo divulgado pela emissora estatal chinesa CCTV mostra o astronauta chinês Zhai Zhigang acenando no topo da cápsula da espaçonave Shenzhou-13 após pousar na Mongólia Interior, China, 16 de abril de 2022
Captura de tela feita a partir de um vídeo divulgado pela emissora estatal chinesa CCTV mostra o astronauta chinês Zhai Zhigang acenando no topo da cápsula da espaçonave Shenzhou-13 após pousar na Mongólia Interior, China, 16 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2022
Nos siga no
Depois de passarem seis meses na estação espacial chinesa Tiangong, os membros da tripulação pousaram com sucesso na Mongólia Interior na manhã deste sábado (16).
Três astronautas chineses voltaram para casa após uma estadia de seis meses na estação espacial Tiangong, onde a tripulação realizou vários experimentos e projetos de construção em módulos orbitais durante sua missão.
Os astronautas desembarcaram na região da Mongólia Interior da China, na manhã de sábado (16), após uma jornada de nove horas, durante a qual a espaçonave Shenzhou atingiu velocidades de até 200 metros por segundo enquanto se aproximava da Terra, segundo o South China Morning Post.

De acordo com o China Daily, médicos no local de pouso relataram que os três membros da tripulação estavam "em boas condições" depois da abertura da cápsula espacial.

Os astronautas Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu partiram para a estação espacial em outubro passado e passaram cerca de meio ano em órbita, instalando partes do braço mecânico externo da Tiangong e realizando testes e experimentos nesse período. Wang também fez história em novembro quando se tornou a primeira mulher chinesa a realizar uma caminhada espacial, já tendo se tornado a primeira mulher a servir na estação.
A tripulação de três pessoas do Shenzhou-13 da China retornou à Terra no sábado após uma missão espacial de seis meses no módulo central Tianhe da estação espacial chinesa Tiangong
Pesquisadores da Agência Espacial da China devem revisar os dados coletados da missão, bem como o desempenho das "tecnologias-chave" usadas. Uma missão de abastecimento não tripulada é esperada já no próximo mês em preparação para a tripulação do Shenzhou 14, que está atualmente treinando para o próximo lançamento.
O módulo central da estação, Tianhe, foi colocado em órbita em abril passado e vai ser conectado a outros dois – chamados Mengtian e Wentian – até o final de 2022. Quando a estação estiver concluída, vai pesar cerca de 66 toneladas, ou cerca de metade do tamanho da Mir soviética, que até hoje é a primeira e única estação multimodular continuamente habitada desenvolvida e operada por um único Estado. No entanto, a China não descartou que a configuração inicial de três módulos possa ser expandida para seis no futuro.
Também composta por três astronautas, a primeira tripulação voltou de Tianhe em setembro, depois de passar 90 dias no Espaço.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала